Pular para o conteúdo principal

VII Festa Literária de Maricá – FLIM

A novidade do Prosa Mágica que a partir de agora irá publicar sobre eventos literários, não poderia iniciar de maneira mais honrosa. A FLIM não só é uma festa literária de relevância no cenário cultural brasileiro como está sediada em um lugar paradisíaco.

Entre os dias 14 e 26 de outubro, na belíssima Maricá, município do Rio de Janeiro, acontece a VII FLIM com uma programação incrível.

Nesta edição de 2022, Darcy Ribeiro será o patrono  e a escritora Conceição Evaristo a homenageada.   A escolha de Conceição Evaristo se dá pela ligação da autora com a cidade, mas não somente por isso. A escritora é um ícone da literatura contemporânea, com reflexões que nos permitem avaliar o presente e pensar o futuro.


Não preciso nem falar da importância de eventos como este. Leitura sempre será a melhor forma de mudar o mundo e melhorar as pessoas.

Neste ano mais de 80 editoras participarão da festa e entre os nomes confirmados na programação estarão Conceição Evaristo, José Pachedo, Ana Maria Machado, Antônio Torres, Viviane Mosé, Renata Costa, Dayse Serra, Beatriz Myrrha, Natasha Félix, Heleine Fernandes, Sonia Rosa, Otávio Jr, Andrea Serpa, Rita Rosa e as chefs Bela Gil e Tainá Marajoara.

Todas as notícias do evento estarão disponíveis no site oficial e nas redes sociais @flimrj.

 

Programação da FLIM 2022


14/out às 18h –Escrevivências para o futuro

Convidados: Conceição Evaristo e Natasha Felix

Mediação: Sandra Gurgel

 

15/out  às 15h – Abram alas a Darcy Ribeiro e ao povo brasileiro

Convidado: Beatriz Myrrha

 

17/out  às 15h – Cozinha e afeto para um mundo melhor

Convidado: Bela Gil

 

18/out às 15h – Literatura negro-afetiva

Convidados: Sonia Rosa        e Otavio Jr

Mediação: Dilcemeres José da Costa

 

20/out às 15h – Como a internet tem desgastado as palavras

Convidado: Viviane Mosé

 

22/out às 10h – Contação de Histórias da Natureza

Convidado: Andrea Serpa

 

24/out às 18h – Acesso à literatura como direito humano

Convidados: Ana Maria Machado, Renata Costa e Rita Rosa

Mediação: Philippe Valentim

 

25/out às 18h – Literatura para uma sustentabilidade cultural

Convidados: Antônio Torres, Heleine Fernandes e José Pacheco

Mediação: Tais Bravo

 

25/out às 10h – Cultura Alimentar: contracolonização para adiar o fim do mundo

Convidado: Tainá Marajoara

 

26/out às 18h – Arakisawa  – Comidas para descansar o sol

Convidado: Tainá Marajoara

 

Local: Subprefeitura de Maricá em Itaipuaçu (Área externa do estacionamento)

Rua Van Lerbergue, 249 – Itaipuaçu

Entrada gratuita

Comentários

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores