Pular para o conteúdo principal

O DNA na Escrita


Todos nós nascemos com propósitos em nossas vidas, mas é na família que estas ideias se aprofundam e nos influenciam. No meu caso, meu pai foi o grande influenciador da escrita e a mamãe ensinou a arte das relações humanas e da diplomacia.

Meu pai era um vendedor de autopeças, dos bons, daqueles que tinham uma boa conversa, que entendia do que estava falando e também tinha muitos assuntos para “jogar fora” com seus clientes. Era uma pessoa com pouco estudo. Lembro-me dele contando da rigidez dos padres do Colégio Coração de Jesus e a forma como os padres tratavam os alunos naquela época. Meu pai chegou a ser agredido na cabeça com um sino apenas porque tinha pintado o mapa do Brasil de roxo. Outros tempos.

Mesmo com pouco estudo ele era uma sumidade. Sabia  muito sobre muitas coisas. Dos continentes e países, do céu, dos planetas, dos jogadores de futebol. Tinha uma paixão pelo povo judeu – que o levava a buscar muitas informações sobre o assunto, ou garimpar livrarias sobre o tema.

Pouco antes de conhecer minha mãe, meu pai era encadernador de livros na Companhia Melhoramentos. Tempos em que tudo era feito a mão. A costura quase perfeita, que presenciei nas inúmeras encadernações que ele fazia dos fascículos tão comuns na década de 70/80; da capa dura com aplicação de folha de ouro, lombadas pintadas com técnicas muito especializadas. Eu era pequena e ficava fascinada com aquela arte.

Vem dele minha paixão pelos livros, pelo saber, pela educação. Quando criança nos contava as estórias, que ele mesmo inventava. Eram carneirinhos que desobedeciam aos pais e acabavam tosquiados, girafas que tinham pneus pendurando no pescoço e assim seguia, uma infinidade de personagens que me estimularam a imaginação, e mais tarde me levaram a paixão da escrita.

Minha mãe era uma “professora de relacionamentos”, quase uma embaixadora do nosso pequeno país no bairro de Pirituba. Todo mundo, vizinhos, parentes, meus amigos, amavam minha mãe.

Ela me contou que a formatura da terceira série dela – a última que ela teve permissão para cursar - foi na catedral de Sorocaba. Era uma data importante para as meninas, principalmente porque, para a maioria delas era o fim dos estudos, infelizmente naqueles tempos, o pensamento era de que “mulher não deveria estudar”.

Lembro-me que mamãe contou do vestido lindo que a tia fez para a ocasião, encantador. Minha mãe tinha uns nove anos na época. A formatura era algo importante na cidade, onde as meninas todas arrumadas ouviam seus nomes e seguiam para o altar da suntuosa Catedral para receber seus diplomas. Não foi o que aconteceu com ela.

Explico, os tios dela eram espíritas, e o padre proibiu minha mãe, uma garotinha de nove anos, de receber o diploma no altar. A professora levou até ela o papel, e minha mãe ficou triste, porque se sentiu preterida.

Cresci ouvindo estas histórias e outras mais, que me arrependo de não ter feito registros. Na adolescência ninguém pensa em escrever o que os pais dizem.

Conto tudo isso para vocês com o objetivo de  dizer que tudo em nossa vida nos forma como ser humano, nos transforma em quem somos e o que fazemos.

Vivi em uma família repleta de histórias, algumas delas boas e outras bem ruins. Meus pais foram os aventureiros de suas existências e sei que herdei esse arsenal dentro de mim.

Quando eu falo na escrita, estou falando disso, dizendo que escrever é elaborar em palavras os universos que existiram e universos que existem. Alguns deles são frutos de uma história percorrida, outros, são os acessos a dimensões ainda não estudadas pela ciência.

Quando eu falo em escrita, falo em trabalho, em persistência, em trabalho braçal, porque escritor que é escritor escreve todos os dias como se fosse um atleta das palavras.

Tive o prazer de colocar meu primeiro livro nas mãos de meu pai, e lembro-me até hoje da felicidade estampada nos olhos dele. Sei que ele não conseguiu ler, já estava muito debilitado pela doença, mas naquele momento eu vi aquele velho prazer dele, quando trazia um novo livro para casa, ou quando nos apresentava um assunto diferente. É o mesmo prazer que sinto quando escrevo.

É isso, se você quer escrever, escreva e isso tem que ser um prazer, um momento de alegria. Faça isso diariamente, não se deixe abater. Se hoje não saiu como você gostaria, amanhã ou depois seu texto ficará incrível.

Persista sempre, estude e leia muito.

Bom final de semana.


Crédito: Imagem gerada pelo Canva Gratuito

Comentários

  1. Adorei a leitura , que maravilha seus pais ! E realmente nossos pais são professores das experiências da vida !
    Seus pais Soraya tinham um amor e bondade no coração o que faziam deles maravilhosos , Muitas saudades ! Com todo carinho estarão guardados em meu coração 🙏🏻

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, você nos apresenta a beleza da vida com palavras suaves, lindas e incentivadoras. Concordo que escrever e ler, pode ser mesmo um bem do nosso DNA. Minha mãe,escrevia poemas, desde menina, gostava de me ouvir criando letras para minhas composições de piano, populares, até dando pitacos. Já meu pai, desde 5 anos, me ensinou a ler e escrever e me deu meu primeiro livro, "Gabriel o Gatinho" ,com uma linda dedicatória, me incentivando a leitura e a escrita. Obrigada, por me fazer relembrar que temos nosso DNA de leitores e escritores.Parabens!

    ResponderExcluir
  3. Lendo seu texto, magnifico como sempre, me fez recordar meus pais. Ela, uma mulher vinda da roça, analfabeta, era muito rigorosa e levava a família com mão de ferro. Foi minha maior conselheira. Como faz falta! Ele, um carpinteiro, pessoa sagaz, não deixou que seu pouco estudo (talvez o primário incompleto) interferisse na sua capacidade criativa, tornando um exemplo seguido por muitos outros profissionais ao longo da sua vida. Foram tão importantes na minha formação, que nos dois livros que escrevi até hoje, conto histórias deles. Parabéns Soraya, seus textos nos fazem bem. Continue.
    Abraços,
    Luis Antonio

    ResponderExcluir
  4. Amei a história de seus pais.Agora sei o por quê você é tão talentosa com a escrita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores