Pular para o conteúdo principal

2025 é o Ano da Serpente no calendário chinês


Existem 12 animais do zodíaco na astrologia chinesa, e cada um possui um conjunto de qualidades únicas. A cada ano, um animal é combinado com um dos cinco elementos – metal, madeira, água, fogo e terra. Conforme o zodíaco chinês, a serpente é associada à sabedoria, charme, elegância e transformação. Acredita-se que as pessoas nascidas nos anos da serpente sejam intuitivas, estratégicas e inteligentes.

Segundo a tradição, a energia de cada ano é determinada a partir de arquétipos de 5 Movimentos do Qi, conhecidos como 5 Elementos ou Wu Xing. Em 29 de janeiro de 2025 ocorre o início do Ano Novo Chinês, que findará em 16 de fevereiro de 2026, conforme o calendário lunissolar. O novo ano será, oficialmente, o “Ano da Serpente de Madeira”. Isso significa que a energia predominante será a da Madeira Yin, pois o elemento madeira tem uma forte ligação com a saúde e o bem-estar.

Curiosamente, o ano da serpente é, às vezes, chamado de ano do “pequeno dragão”, já que se acredita que o dragão mítico tenha sido modelado a partir da serpente, de acordo com a crença tradicional chinesa. 2024 foi o Ano do Dragão. Considerando a história como referência, o ano que vem será um momento de mudança dinâmica Como cada animal elemental segue um ciclo de 60 anos, o último Ano da serpente de Madeira foi em 1965.

 

Dupla primavera

Outro aspecto interessante sobre o ano que se inicia é que o próximo Ano Novo Lunar terá a chamada “dupla primavera”. Isso significa que teremos duas ocorrências do início da primavera (lichun) em um mesmo ano do calendário lunar chinês.

O primeiro lichun será dia 3 de fevereiro de 2025, o sexto dia do Ano Novo Lunar. Para a Astrologia Chinesa, neste dia o Sol passará pelo 15º grau do signo de Aquário. Por isso, a Astrologia Chinesa Ba Zi e o Feng Shui Tradicional Chinês consideram a data como início do Ano Novo Chinês da Serpente.

É um marco importante para a agricultura e marca as celebrações populares nos países que seguem o calendário chinês, como Vietnã, Singapura, Malásia, Indonésia, Tailândia, Mongólia e Sri Lanka. As festividades são fundamentais para sua identidade cultural, como os tradicionais festivais e rituais que estimulam as boas intenções para o novo período.

O segundo lichun cai em 4 de fevereiro de 2026, mais de uma semana antes do fim do Ano da Serpente, em 16 de fevereiro de 2026. Para a tradição chinesa, a primavera representa uma nova vida e novos começos. O famoso provérbio chinês lembra que “coisas boas vêm em pares”. Por isso, quando há duas primaveras em um ano, acredita-se que isso amplifique as bênçãos e a boa sorte, tornando-o particularmente auspicioso para decisões importantes.

O zodíaco chinês corresponde a um ciclo de 12 anos, com cada ano atribuído a um dos doze animais: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, cabra, macaco, galo, cachorro e porco, nessa sequência.


Texto: Divulgação Ibrachina

O Instituto Ibrachina é um Instituto sociocultural que tem como finalidade promover a integração entre as culturas e os povos do Brasil, China e de países que falam a língua portuguesa. O Ibrachina atua em parceria com universidades, entidades e associações, além de fazer parte das Frentes Parlamentares Brasil/China, BRICS, criadas pela Câmara dos Deputados, e de Cooperação Política Cultural entre Brasil, China, Coreia e Japão, da Câmara Municipal de São Paulo.

Comentários

As mais vistas

A princesa dos olhos tristes

Se vocês me permitem um pequeno comentário intimo, há uma “mania” na família de minha mãe de colocar nome de princesas nas filhas. Naturalmente começou com a minha, que me batizou de Soraya (em homenagem a princesa da Pérsia, Soraya Esfandiary Bakhtiari), depois minha prima batizou sua filha de Caroline (Homenagem a filha da belíssima Grace Kelly, rainha de Mônaco) e alguns anos depois, meus tios colocaram o nome de Anne (princesa da Grã Bretanha), em minha prima. Então é fácil imaginar que vivemos em clima de “família real” boa parte de nossa infância e adolescência. Mas, de todas as histórias reais, a que mais me intriga e fascina é a da princesa da Pérsia, por ter sido uma história de amor com final infeliz, mas não trágico. Soraya foi a esposa e rainha consorte de Mohammad Reza Pahlavi, Xá da Pérsia. Conheceram-se na França, na época em que Soraya fazia um curso de boas maneiras em uma escola Suíça. Logo ela recebeu um anel de noivado com um diamante de 22,37 quilates. O casamento ...

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, as...

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza...

Seguidores