Pular para o conteúdo principal

Clubes em livraria reúnem mais de 400 leitores em Ribeirão Preto


Iniciativa da Degustadora de Histórias propõe encontros presenciais para incentivar o hábito da leitura, criar vínculos e promover o debate sobre temas diversos.

 

Em uma rotina cada vez mais conectada ao digital, os clubes de leitura da Degustadora de Histórias, em Ribeirão Preto, oferecem uma alternativa para quem quer desacelerar, ampliar repertório e, ao mesmo tempo, fortalecer laços sociais. Os encontros presenciais acontecem ao longo do ano e já reúnem mais de 400 leitores em 15 clubes ativos.

A proposta vai além da discussão literária. Segundo a idealizadora da Degustadora de Histórias, Melissa Velludo, o objetivo é criar um espaço de trocas, acolhimento e transformação. “A ideia sempre foi criar um ambiente onde as pessoas pudessem se reencontrar com a leitura, fazer trocas reais e se emocionar com boas histórias. O nome ‘degustadora’ vem justamente desse convite a saborear cada página com calma”, explica.

Com um acervo de mais de 30 mil livros, entre novos e usados, a livraria se consolidou como um ponto de encontro da cultura em Ribeirão Preto. Além dos clubes de leitura, são promovidos eventos literários, concursos e festivais. Em 2024, Melissa recebeu o prêmio nacional PublishNews/Catavento como Livreira do Ano, reconhecimento pelo trabalho de curadoria e incentivo à leitura.

Encontros que ampliam horizontes

O bancário Gabriel Henrique Moreira, de 25 anos, participa de seis clubes da Degustadora. Para ele, essa é uma forma de conhecer novos autores e ampliar horizontes. “Acabo lendo obras que talvez não escolheria por conta própria, mas que valem muito a pena. E ainda conheço pessoas que se tornam amigas fora do clube”, comenta.

A professora Marina Telles, de 43 anos, também participa dos clubes e ressalta a importância da experiência presencial. “Tem sempre um encontro, um autor, um grupo de leitura. Isso faz da livraria um lugar único, que resiste ao modelo impessoal das grandes redes e marketplaces”, afirma.

Como funcionam os clubes?

Para participar dos clubes de leitura da Degustadora de Histórias, basta escolher um dos livros selecionados para o mês e adquirir na própria livraria. Assim que realiza a compra, o leitor passa a integrar um grupo de WhatsApp relacionado ao clube escolhido. A leitura acontece no ritmo de cada participante, com ou sem interação on-line, e o encontro presencial é realizado em data marcada, sempre com a presença de um mediador.

Os clubes também contam com um plano de assinatura. A partir de R$ 55 mensais, o assinante tem direito a retirar um dos livros do clube com desconto de 11%. Caso o valor do livro seja menor, o restante vira crédito para o mês seguinte; se for maior, o assinante paga a diferença. O desconto também vale para compras em toda a livraria.

A Degustadora de Histórias funciona no Centro de Ribeirão Preto, na rua Garibaldi, 485, e divulga mensalmente as obras e datas dos encontros em suas redes sociais e canais de comunicação (@adegustadoradehistorias). A programação inclui livros de diferentes gêneros e temas, sempre com o propósito de estimular a reflexão e o diálogo entre os leitores.

Próximos encontros dos Clubes de Leitura da Degustadora de Histórias (a programação está sujeita a alterações e as confirmações de datas e horários podem ser feitas pelo telefone/WhatsApp (16) 99799-0839):

Agosto de 2025

02/08 – 13h30
Clube:
 Degustando quadrinhos
Livro:
 Arlindo
Autor:
 Ilustralu

 

09/08 – 13h
Clube:
 Distopias
Livro:
 O homem do castelo alto
Autor:
 Philip K. Dick

 

09/08 – 14h30
Clube:
 Nobel
Livro:
 História policial
Autor:
 Imre Kertész

 

10/08 – 10h
Clube:
 Volta ao mundo com a Degustadora
Livro:
 A vida verdadeira de Domingos Xavier
Autor:
 José Luandino Vieira

 

16/08 – 10h30
Clube:
 Os degustadores de livros
Livro:
 As brasas
Autor:
 Sándor Márai

 

17/08 – 10h
Clube:
 Saramago
Livro:
 A caverna
Autor:
 José Saramago

 

21/08 – 19h
Clube:
 Livros & Vinhos
Livro:
 O céu da selva
Autora:
 Elaine Vilar Madruga

 

23/08 – 13h30
Clube:
 Degustando quadrinhos
Livro:
 Pyongyang
Autor:
 Guy Delisle

 

23/08 – 16h
Clube:
 Clássicos estrangeiros
Livro:
 Fim de caso
Autor:
 Graham Greene

 

24/08 – 10h
Clube:
 Café com livros
Livro:
 Tomates verdes fritos
Autor:
 Fannie Flag

 

30/08 – 16h
Clube:
 Literatura russa
Livro:
 Desaparecer
Autora:
 Maria Stepanova

 

31/08 – 10h
Clube:
 Clube aula
Livro:
 Bartleby, o escrivão
Autor:
 Herman Melville

 

Setembro de 2025

06/09 – 16h
Clube:
 Crime
Livro:
 A senhorita de Scuderi
Autor:
 E.T.A. Hoffmann

 

07/09 – 10h
Clube:
 Letra em cena
Livro:
 Romeu e Julieta
Autor:
 Shakespeare

 

13/09 – 13h30
Clube:
 Degustando quadrinhos
Livro:
 Ouroboros
Autor:
 Luckas Iohanathan

 

14/09 – 10h
Clube:
 Volta ao mundo com a Degustadora
Livro:
 Autobiografia da minha mãe
Autora:
 Jamaica Kincaid

 

18/09 – 19h
Clube:
 Livros & Vinhos
Livro:
 As lembranças do porvir
Autora:
 Elena Garro

 

20/09 – 10h30
Clube:
 Os degustadores de livros
Livro:
 Te dei olhos e olhaste as trevas
Autora:
 Irene Solà

 

20/09 – 14h30
Clube:
 Trilogias e afins
Livro:
 A prova (livro 2 - trilogia dos gêmeos)
Autor:
 Ágota Kristóf

 

20/09 – 17h
Clube:
 Lúpulo & Literatura – com cervejas especiais
Livro:
 Me chame pelo seu nome
Autor:
 André Aciman

 

21/09 – 10h
Clube:
 Lendo calhamaços
Livro:
 Crônica da casa assassinada – encontro 1
Autor:
 Lúcio Cardoso

 

24/09 – 19h
Clube:
 Literatura latino-americana
Livro:
 Lavoura arcaica
Autor:
 Raduan Nassar

 

27/09 – 14h30
Clube:
 Nobel
Livro:
 O massagista místico
Autor:
 V. S. Naipaul

 

28/09 – 10h
Clube:
 Café com livros
Livro:
 A vida secreta das abelhas
Autor:
 Sue Monk Kidd


FOTO: Divulgação

TEXTO: Enviado para divulgação

 



Comentários

  1. Achei muito interessante esses clubes porque aumentam as leituras e divulgações de novos autores, certamente.. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

A princesa dos olhos tristes

Se vocês me permitem um pequeno comentário intimo, há uma “mania” na família de minha mãe de colocar nome de princesas nas filhas. Naturalmente começou com a minha, que me batizou de Soraya (em homenagem a princesa da Pérsia, Soraya Esfandiary Bakhtiari), depois minha prima batizou sua filha de Caroline (Homenagem a filha da belíssima Grace Kelly, rainha de Mônaco) e alguns anos depois, meus tios colocaram o nome de Anne (princesa da Grã Bretanha), em minha prima. Então é fácil imaginar que vivemos em clima de “família real” boa parte de nossa infância e adolescência. Mas, de todas as histórias reais, a que mais me intriga e fascina é a da princesa da Pérsia, por ter sido uma história de amor com final infeliz, mas não trágico. Soraya foi a esposa e rainha consorte de Mohammad Reza Pahlavi, Xá da Pérsia. Conheceram-se na França, na época em que Soraya fazia um curso de boas maneiras em uma escola Suíça. Logo ela recebeu um anel de noivado com um diamante de 22,37 quilates. O casamento ...

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, as...

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza...

Seguidores