Pular para o conteúdo principal

As receitas amorosas de uma feiticeira

A edição em francês do livro “As receitas amorosas de uma feiticeira”, de Brigitte Bulard-Cordeau, traz também como titulo: “grimório mágico”.
Grimório é uma espécie de diário mágico, o local onde uma bruxa, ou bruxo, anota detalhes sobre feitiços, mapas astrológicos, lista de anjos e demônios, forma de misturar remédios e venenos, fabricação de talismãs, etc. A palavra vem do francês antigo gramaire que tem a mesma raiz que a palavra gramática.
Não conhecia a autora, não vi absolutamente nada sobre este livro alias, pesquisando na internet sobre o assunto descobri que pouquíssimas matérias foram escritas sobre ele. O fato é que a belíssima e encantadora capa me chamou a atenção outro dia na livraria e o conteúdo é realmente fascinante.
O livro é uma espécie de fantasia gastronômica que mistura as tradições encontradas em grimórios considerados de bruxas com a simplicidade da gastronomia européia. São 100 receitas que vão de ervas até bebida e poções mescladas a textos históricos sobre as tradições de certas plantas como a hortelã, a rosa, a capuchinha, ou dicas, como a que alerta para não servir nunca torradas com pimenta antes do jantar por que irá tirar a fome de seus convidados.
É uma delícia passear pelas bem ilustradas páginas e fazer uma viagem gastronômica em um mundo mágico, no qual se acreditava que alimentos, licores e infusões tinham poder. Será que não possuem ainda? Prometo que vou testar.
No Brasil o livro foi lançado pela Editora Senac em conjunto com a Editora Boccato em um edição de tirar o fôlego que não fica atrás da francesa. A única ressalva é que o livro foi impresso na China e a capa da minha edição soltou-se no terceiro dia que estava comigo. Além disso, nas páginas internas no tópico “Compras e Colheita” e “De Olho no relógio” a tipologia usada é pequena demais o que dificulta a leitura já que o fundo de página é todo trabalhado. Talvez fosse o caso do Senac, em uma próxima edição, aumentar pelo menos um ponto no corpo de letra.
Ainda não tive tempo de testar as receitas, confesso que algumas são um enigma, já que alguns ingredientes como “Alho-de-urso” não são conhecidos aqui. Mas uma boa parte delas é viável, principalmente se você conhecer um bom supermercado que venda estas iguarias como lavanda comestível, flores de capuchinha, pétalas de rosa comestíveis. Aqui em São Paulo, o Santa Luzia na Alameda Lorena  é uma boa opção para encontrar ingredientes para estes pequenos e deliciosos feitiços.
Depois, toda cozinheira, culinarista e chef sabe que a gastronomia é mágica, é só lembrar do sabor de um prato que você mais gosta, ou ler este trecho de Paris é uma Festa, de Ernest Hemingway:
“Quando provei as ostras, com seu sabor forte de mar e seu sutil aroma metálico, que o vinho branco frio tratou de afastar, deixando somente o gosto de mar e a suculenta textura, e ao beber o líquido frio de cada concha que lavava com o fresco sabor do vinho, perdi aquele sentimento de vazio, passei a sentir-me feliz e comecei a fazer planos”
Pura magia, você não acha?

Fotos: (1) Capa do livro
(2) Grimórioo Antigo

Comentários

  1. Talento é isso. Escreve bem e agora pode fazer da gastronomia uma ponte para suas realizações. Como você gosta do estilo literario de bruxas e magia, dá pra bolar um menu de pratos exoticos, registrar e escrever um livro a respeito. As vezes os caminhos aparecem em nossa vida e não prestamos atenção a ele. Já assistiu o filme "Julia & Julie"?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores