Pular para o conteúdo principal

Notícias de um mundo literário chamado Londres

Estou de volta, e desta vez com uma fome voraz de livros. Como vocês sabem passei um mês inteiro em Londres, e isso significou, por um lado quase 30 dias sem publicações no blog e por outro, muitas visitas a livrarias, bibliotecas e lugares especiais conectados a tramas de livros que li e amei. Então, ao longo dos próximos meses eu vou contar em posts separados um pouco de cada uma dessas experiências emocionantes.
Tem tantos assuntos a serem comentados e quase todos eles estão ligados à literatura. Passear pelas margens do rio Tamisa é um mergulho na história. Não só porque naquele lugar ocorreram grandes fatos da história da humanidade, mas por que o Tamisa em si exala os “aromas” do passado e de boas tramas criadas por autores desde antes de Shakespeare.
Passear por Londres é como caminhar pelas páginas de um livro cuja história você não deseja parar de ler. Cada recanto, muitas vezes escondido, é motivo para que a imaginação e a memória comecem a trabalhar de uma forma espantosa. Você passa a viver lá, tudo o que já viu em livros e quase pode enxergar aquelas mulheres vestidas com trajes longos e vultosos, cavalheiros de cartola, bruxas, vampiros e outros seres sobrenaturais que povoam nosso imaginário.
A vegetação é outra atração à parte, e quando você a observa consegue perceber por que autores como J.R.R. Tolkien, Lewis Carol, dentre outros descreveram um mundo de fantasia tão fascinante. Mas isto é um assunto para outro post.
É claro que eu fui a Oxford e não me decepcionei. A cidade é mágica, antiga, um livro em três dimensões. De lá eu trarei dois posts especiais. Um deles é minha visita a Bodlein Library datada de mais ou menos 1320. E a outra, também muito especial, foi à visita a todos os lugares citados na trama da autora norte-americana Deborah Harkness e como foi a experiência de andar exatamente pelos lugares em que a história aconteceu.
Também fui ao museu do Sherlock Holmes em Londres, ao Centro Jane Austen em Bath, ao The Globe de Shakespeare e como não poderia deixar de ser fiz umas comprinhas “livristicas” em Londres e Oxford. Então, para primeiro post vou mostrar os livros que adquiri por lá – só não trouxe mais por que pagaria excesso de bagagem na mala.
O primeiro livro que comprei foi The Golem and the Djinni, da autora Helene Wercker. Eu já fiz o post deste livro aqui no blog e estou na torcida para que alguma editora o traduza rapidamente.
Outro livro – e este tenho certeza que não será traduzido. – é o “The Time Traveller’s Guide to Medieval England”, de Ian Mortimer.  Traduzindo seria algo como um guia para um viajante do tempo que foi para a Inglaterra Medieval. E, o pouco que vi dele já me avisa que o livro é fascinante, por que conta de uma forma romanceada como era a Inglaterra Medieval e o que você deveria fazer caso conseguisse voltar no tempo e visitasse o lugar.
Outro livro interessante é “A Short History of England, de Simon Jenkins”, também escrito de uma forma leve e trazendo toda a história da Inglaterra em um único volume. É um livro para curiosos.
A outra aquisição é mais para fãs. Comprei em Kings Cross, na loja Plataforma 9 ¾ o livro da J.K.Rowling “Fantastic Beasts & Where to Find Them”. Há tradução deste livro para português, mas neste caso confesso, comprei pelo prazer de ter o livro vindo diretamente de lá.
O outro livro é parte de um futuro post. Já li em português, mas fiz questão de comprar a edição em inglês para reler. E, só para ter um pouquinho mais de significado, comprei o livro em Oxford, na Blackwell... para quem leu A Descoberta das Bruxas sabe exatamente o que isso significa.
É claro que comprei outras coisas, mas são livros de inglês que custam menos da metade do preço se fossem comprados aqui no Brasil. Alias, o preço é um fator a parte.
Livros não pagam um imposto chamado VAT, que vem discriminado em quase tudo o que você compra na Inglaterra. Além disso, 90% dos livros são feitos em formato pocket com o miolo em papel parecido com jornal, mas de qualidade superior. Não há luxo nas capas, nem no papel utilizado, e todos eles apresentam já impresso no verso o preço de venda que varia entre 7 e 9 libras. Há livros de capa dura também, geralmente em lançamento, mas não custam tão caro, pois em média saem por 12 a 15 libras - O preço médio de um livro aqui impresso em capa comum. Ah! E outro fato que eu adorei. Os autores têm o hábito de deixar livros autografados para vender nas livrarias. Dependendo do autor você consegue comprar uma edição pelo preço normal e leva para casa um autógrafo. Bem que as editoras aqui poderiam fazer isso com os lançamentos.
Bom, por enquanto é isso. Vou intercalar a publicação dos posts sobre Londres com os livros que estão aqui na fila para serem lidos – todos eles parecem incríveis.
Aguardem o próximo post.
Abraços

Comentários

  1. Muito bacana! Me interessei pelos livros.
    Valeu a dica!!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post e estou animada para ver o que mais você comprou!!! hehehe
    Beijos
    Camis

    ResponderExcluir
  3. Camila, Londres foi uma festa. A cidade já é um livro aberto. Em breve mais um post sobre o que vi por lá. bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores