Pular para o conteúdo principal

A fome do mundo é um problema de todos nós

"Nós consideramos que a dramática escalada nos preços dos alimentos se transformou em um desafio sem precedentes de proporções globais atingindo as pessoas mais vulneráveis, incluindo os pobres que vivem em centros urbanos", dizia um comunicado da ONU em abril de 2008.
Quando a ONU diz (trago tudo para o presente pois nada mudou) que o problema da alimentação irá atingir os pobres, esquece de dizer que também atingirá os países mais ricos. Está chegando o dia em que as pessoas terão dinheiro, mas não terão o que comprar.
Parece extremamente negativa esta afirmação, mas não é. Trata-se de um alerta importante, pois é preciso repensar os meios de produção e consumo.
Deve haver o caminho do meio. O ser humano precisa de energia para mover o mundo, renovável, limpa; e o biocombustível é a solução possível hoje. Mas, de nada adianta combustível se não houver seres humanos, bem alimentados para controlar as máquinas que o utilizarão.
É necessário equilíbrio. Algo que os homens de hoje estão longe de saber administrar, apesar de seus títulos e conhecimentos.
O petróleo ainda será o combustível que moverá o mundo por muitos e muitos anos, ainda mais agora que o Brasil encontrou petróleo em suas bacias marítimas. Poluente sim, extremamente, mas cabe a comunidade cientifica se dedicar à descoberta de uma forma desta fonte de energia tornar-se menos poluente para a atmosfera. Impossível? O homem foi à lua, e isso, um dia, já foi considerado impossível.
O que o ser humano precisa é de ponderação. Cultivar mais alimentos, de forma sustentável; produzir biocombustível de forma equilibrada; pesquisar formas do petróleo não ser tão poluente; alavancar formas alternativas de energia e, sobretudo, não desperdiçar: energia, água e alimentos.
Não é preciso que metade da população humana passe fome para se tomar uma providência.

Comentários

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, as...

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza...

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida ...

Seguidores