Pular para o conteúdo principal

Geração Google

Formada por jovens que nasceram depois de 1993 com características muito diferenciadas em relação a apreensão de cultura e informação. Usa a internet como fonte, mas suas pesquisas são superficiais.
Estes jovens praticam o surf na internet, em busca dos dados desejados, mas suas buscas são horizontais, dificilmente se aprofundam no tema. Pratica também o chamado “boucing”, ou seja, vão pulando de site em site, folheando rapidamente os textos encontrados. Eles se contentam com a superfície.
Estas informações, de forma bem mais aprofundada, podem ser obtidas no relatório “The Information Behavior of Researchers of the Future-Survey Results”, uma pesquisa completa feita por esta geração.
Mas, a grande questão que surge em face destes dados é como ensinaremos estes jovens? Qual é o papel do Professor em face de este comportamento? O que o professor precisa fazer de autotransformação para acompanhar estas mudanças? Como desenvolver a atividade cognitiva deste jovem, em face da fragmentação na busca da informação?
Diante de tantas dúvidas, a única certeza é que o verdadeiro educador “não para no tempo”. Ele precisa atualização permanente, inclusive aquelas que mudam os pilares de suas certezas. A Web, as convergências de mídia são foco de hoje.
Não dá para imaginar mais uma aula com apenas giz e quadro negro, não dá. O professor precisa ser criativo, antenado com o que existe de moderno em tecnologia; ele precisa planejar sua aula com antecedência e lembrar-se que não é possível mais fazer uma pacotinho e entregar a seu aluno, como se o mundo não mudasse a cada momento. Mas isso, é um assunto para outro post.

Comentários

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, as...

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza...

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida ...

Seguidores