Pular para o conteúdo principal

O que vem de fora é melhor

Em reportagem da Folha de S.Paulo no último domingo, a comprovação desta tese se mostrou mais uma vez verdadeira.
Cientistas brasileiros vão e vem da Antártica, separam e catalogam microorganismos e outras formas de vida, mas a indústria nacional não se interessa em desenvolvê-las e patenteá-las.
É o cúmulo saber que o Brasil já poderia estar avançado na pesquisa de foto protetores biológicos graças aos micróbios antárticos que possuem a capacidade de bloquear a luz ultravioleta, e que foram “jogados no lixo” por uma indústria nacional.
É como se o país, banhado por luz solar praticamente 365 dias por ano, não precisasse do produto. Boa parte do que temos em filtros solares no Brasil, principalmente aquelas linhas recomendadas pelos dermatologistas, são importadas da França.
Ainda se tem a idéia que o importado é melhor e que não temos capacidade para produzir produtos de qualidade. Na realidade o Brasil não tem vontade de produzir.
Nós temos pesquisadores com “mentes brilhantes”, flora e fauna diversificada e um grupo de cientistas pesquisando na Antártica. O que falta então?
Vou parafrasear o Casseta e Planeta para responder a esta pergunta. Empresários e governo precisam se levantar de suas confortáveis cadeiras e começar a se mexer, senão vamos ficar na rabeira das pesquisas cientificas e passaremos o resto de nossas existências pagando royaltes, quando poderíamos estar recebendo por eles.

Veja também reportagem no Jornal da Ciência

Comentários

As mais vistas

A princesa dos olhos tristes

Se vocês me permitem um pequeno comentário intimo, há uma “mania” na família de minha mãe de colocar nome de princesas nas filhas. Naturalmente começou com a minha, que me batizou de Soraya (em homenagem a princesa da Pérsia, Soraya Esfandiary Bakhtiari), depois minha prima batizou sua filha de Caroline (Homenagem a filha da belíssima Grace Kelly, rainha de Mônaco) e alguns anos depois, meus tios colocaram o nome de Anne (princesa da Grã Bretanha), em minha prima. Então é fácil imaginar que vivemos em clima de “família real” boa parte de nossa infância e adolescência. Mas, de todas as histórias reais, a que mais me intriga e fascina é a da princesa da Pérsia, por ter sido uma história de amor com final infeliz, mas não trágico. Soraya foi a esposa e rainha consorte de Mohammad Reza Pahlavi, Xá da Pérsia. Conheceram-se na França, na época em que Soraya fazia um curso de boas maneiras em uma escola Suíça. Logo ela recebeu um anel de noivado com um diamante de 22,37 quilates. O casamento ...

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, as...

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza...

Seguidores