Pular para o conteúdo principal

Lei antifumo é alvo de questionamento

A Advocacia Geral da União (AGU) emitiu um parecer considerando a lei antifumo do Estado de São Paulo como anticonstitucional. Agora cabe ao Supremo Tribunal Federal votar se é o não constitucional.
Ao fazer este questionamento, a AGU demonstra que deseja ao Brasil um retrocesso em relação aos países civilizados. Na França, assim como outros países da Europa, os direitos dos fumantes são cerceados, na medida em que invadem os direitos dos não fumantes. Além disso, o tabaco é um problema de saúde pública na medida em que mata uma parcela significativa de fumantes e aumenta os gastos públicos com a saúde para tratamento de doenças como câncer pulmonar, enfisema etc.
Infelizmente o STF tem acatado todas as proposições da AGU nos últimos tempos. A questão levantada é que os Estados não têm competência para legislar sobre o assunto, quando na realidade o caso é de saúde pública, abrindo precedentes para isto.
A grande pergunta que fica, em meio a tanta “bandalheira” que acontece no país é se o caso não virou briga política já que a lei foi proposta pelo Governador de São Paulo José Serra, possível candidato a Presidente da República, com alto índice de intenção de voto em Pernambuco (43% contra apenas 21% de Dilma Roussef *), onde até hoje prevaleceu a preferência por Lula e tudo que ele indicar.
A Lei Antifumo é um grande passo para a melhoria da saúde do cidadão brasileiro. Não é como alguns dizem, um incentivo ao preconceito contra o fumante, mas uma defesa para os que não fumam e não querem fumar, mas até hoje foram obrigados a conviver com a fumaça e o vicio dos outros. As medidas que estabeleciam locais separados para fumantes não funcionou. Boa parte dos bares e restaurantes não têm condições de fazer esta separação de forma correta. Assim, a proibição do fumo em locais públicos e fechados é medida urgente de melhoria da saúde pública e, cabe a cada um de nós cobrarmos do STF uma posição isenta de política e comprometida com a vida do cidadão brasileiro.
*. Pesquisa realizada pelo IPESP

Comentários

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, as...

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza...

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida ...

Seguidores