Pular para o conteúdo principal

Não atribua a si mesmo os fracassos que não lhe pertecem

Fico pensando sobre a essencialidade de uma nova vida, de novos tempos e nesse vagar não consigo encontrar nem rastros de consumismo, de “ter”, de parecer. Um novo tempo pede sempre o Ser, o fazer, o transformar interior.
Então marcos, datas e tudo mais passam a não ter muito sentido apesar de ainda precisarmos destas marcas, destes pontos de partida. Além disso, as listas de promessas e desejos são infindáveis, os pedidos múltiplos, mas a verdadeira força de realização é o único elemento necessário para este novo ciclo.
O que você pediu para o ano novo? O que você prometeu para o ano novo? Quem é o ano novo?
Esta entidade sem rosto, sem personalidade, sem vida própria será única e exclusivamente a “alma” que colocarmos nela, o que fizermos e o que pretendemos.
Nem sempre o que queremos é o melhor para nós, nem sempre depende única e exclusivamente de nós. Há alguns meses ouvi um amigo dizer em público, que “só não consegue emprego quem não quer, quem é vagabundo”. Essa frase me levou a uma longa meditação.
Em primeiro lugar pela falta de essencialidade, por ser absolutamente datada e sem nenhuma profundidade de pensamento. Vamos avaliar da seguinte forma comparativa:
Quando uma pessoa promete que irá perder 10 quilos ao longo de um ano, em boa parte dos casos a única força de ação que irá mover a roda para o sucesso ou fracasso será a própria pessoa. Exceto nos casos de problemas graves de saúde, quando o médico é fundamental no processo, a perda de peso depende única e exclusivamente da pessoa que possui o desejo. Concluo que o fracasso é conseqüência da falta de ação.
Então partimos para outro desejo de começo de ano “mudar de emprego ou arranjar um”. Exceto em casos muito especiais, conseguir um trabalho depende 50% da pessoa que busca e 50% da que oferece a vaga. Se você faz os seus 50% com empenho e o outro “não vai com a sua cara, você passou da idade, tem experiência demais para o cargo ou total falta dela” e o contrato não é efetuado, de quem é a culpa?
Quando avaliamos as situações neste nível de detalhe, percebemos que muitas vezes atribuímos nossos fracassos a situações que não dependem só de nós, que precisam da participação intensiva do outro. Casamentos são assim, contratos de trabalho são assim, trabalho voluntário é assim, amizades... etc.
Então, qual é a verdadeira promessa de ano novo para 2011?
Em primeiro lugar não julgar o outro e depois, não prometer o que você não pode cumprir sozinho.
Quando pensamos assim avaliamos com mais verdade nossos sucessos e apagamos de nossas listas uma infinidade de fracassos que não somos diretamente responsáveis. Vivemos mais leves, alegres e consequentemente atraímos melhores energias para nós.
Então, se eu pudesse resumir em uma única frase o que pretendo para este ano seria:
- Fazer sempre o meu melhor!

Espero que você, amigo leitor, faça o seu melhor e tenha um magnífico 2011.

Comentários

  1. Parabéns! Voltou com a corda toda. Lindo seu texto. Infelizmente esta é a verdade que enfrentamos no dia a dia. Prometer até que é fácil, mas fazer valer o que foi prometido, é que são ela.
    Prometi que tenho que emagrecer muito mais que 10 quilos em 2011, por questão de saude. Espero que não me falte motivação.
    Luis

    ResponderExcluir
  2. Obrigada. Pretendo escrever com mais frequência este ano.
    Abs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores