Pular para o conteúdo principal

Capas de Livros como objeto do desejo

- Você escolhe livros pela capa?
- Se a sua resposta é não, pode ter a certeza que já fez isso muitas vezes e nem percebeu.
As capas, muito mais que eficientes ferramentas da comunicação e do marketing, tornam-se a cada dia um complemento da história, uma introdução ao que será lido internamente ou então, uma peça chave.
Boa parte dos livros traduzidos é publicada com suas capas originais. Já ouvi questionamentos que isto seria uma medida econômica. Particularmente não acredito, mas o fato é que estas capas tão elaboradas e artísticas tornam as estantes e displays de livrarias muito mais charmosos e elegantes.
Muitas vezes dá vontade de comprar um livro só pela capa. Já fiz isto, obviamente li a orelha antes para ver do que se tratava, e em todas, sem exceção fui presenteada com uma bela surpresa. Fiz isto com Jonathan Strange & Mr Norrell, da escritora inglesa Susanna Clarke – o primeiro livro a ter duas capas ao gosto do leitor – e o conteúdo é simplesmente inebriante. Uma história de magos recheada de referências, a exemplo dos livros de pesquisa, algo tão interessante que até hoje tenho vontade de ler um desses livros citados que só existem na cabeça de Susanna Clarke.
Algumas capas americanas estão ilustradas em suas lombadas – um luxo – e o título da obra pode ser lido na posição que o livro ocupa em um estante, em pé. Adorei a novidade e fiquei triste de não encontrar na internet uma foto dessas lombadas.
Separei algumas capas que considero, por um motivo ou outro, perfeitas, por que conjugam a arte, a comunicação e alguns elementos importantes para a trama – não são foto legendas.
Há muito mais, tantas que daria um livro apenas sobre elas.
Também aproveitei para colocar aqui três capas do mesmo livro publicadas em países diferentes. É interessante ver como a língua e a cultura influenciam nesta decisão que é muito mais comercial que artística. (Neste caso específico as capas são maravilhosas)
Pretendo abrir no Prosa Mágica um espaço mensal para falar sobre capas, portanto conto com a colaboração do leitor que me envie a sua favorita.
A Descoberta das Bruxas - Edição Grega

A descoberta das Bruxas, edição Polonesa.



Versão americana do livro. Pena que a lombada não aparece na foto, é linda. Tem um perfil da Universidade de Oxford.


Lançado pela Rocco



Inédito no Brasil


Outro lançamento da Rocco de Novembro. Adoro fotos em preto e branco. Clarice aparece aqui como a imaginamos em sua mesa de trabalho. Sonhando com seus personagens.

Sombras da Noite. Será lançado em Julho de 2012. Já me apaixonei por esta capa. Elementos alquímicos no céu de uma Inglaterra Elizabetana, nos remete ao que será a trama da história, ou talvez a chave de algum enigma.

Não é um livro de receitas, é uma história de amizade. A delicadeza das cores, os pães embalados por uma fita rosa dá o exato tom da história.

Linda. A composição da capa nos dá a impressão de algo definitivo, altivo. A rainha está em posição de guerra protegendo a peça em vermelho.

Este livro possui duas versões, a preta que está na foto e a branca. Hoje ela parece comum, mas ainda está entre as minhas favoritas.


Inédito no Brasil. Veja como a quantidade de elementos não polui a capa como era de se esperar, mas forma um conjunto equilibrado e repleto de informações.
 

Olhe só como a predominancia do azul já dá o clima da história que o leitor irá encontrar.





 

Comentários

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores