Pular para o conteúdo principal

A Soma e o Resto

No final do ano passado, pouco antes do Natal, eu vi uma senhora na fila para embalar presentes em uma livraria, levando uns dez exemplares do livro A Soma e o Resto, de Fernando Henrique Cardoso e fiquei curiosa: - Por que alguém daria tantos presentes iguais? Quantas pessoas se interessariam em um único circulo de amizades ou parentesco por um mesmo tema?
- A curiosidade ficou já que obviamente não questionei a compradora.
Aquela cena me instigou a adquirir o livro e apreciá-lo, como o primeiro a ser lido do começo ao fim em 2012. Uma preciosidade.
O livro é uma reflexão sobre os principais acontecimentos históricos das últimas décadas, o olhar de um homem com 80 anos, ex-presidente da República, Sociólogo, professor Catedrático e, sobretudo, um brasileiro apaixonado pelo Brasil.
Logo no início, o organizador do volume, Miguel Darcy, nos remete a um pensamento de FHC:
“Numa das últimas gravações, indagado sobre o que teria a dizer aos jovens, Fernando Henrique surpreende. Os jovens informados e conectados de hoje, diz ele, sabem tantas coisas novas que mais importa ouvi-los, ‘não dizer a eles, mas com eles.’ ”
Digno de Sócrates, que do alto de sua sabedoria sempre acreditava que não sabia nada e poderia aprender muito mais. Quantas pessoas hoje diriam que têm mais a aprender com os jovens que ensiná-los? Tenho certeza que dá para contar nos dedos de uma única mão.
A Soma e o Resto está dividido em três partes. Na primeira, FHC lembra-se de sua família, da influência formadora que ela exerceu em sua vida política e intelectual.
Na segunda parte ele discorre sobre o Brasil, o mundo e as mudanças aceleradas que eles sofreram nestes últimos tempos. Uma aula de história interessante abordada por uma visão aguçada de quem é sociólogo, mas já se viu na responsabilidade de comandar um país do tamanho do nosso.
Na terceira parte, mais intima, mais reflexiva, Fernando Henrique divide com os leitores, suas tristezas, alegrias, arrependimentos, orgulhos, afetos, tudo que nos inquieta e nos fascina como seres humanos.
Agora, após uma prazerosa leitura, não mais me surpreende que aquela senhora tivesse levado tantos exemplares para presentear. O livro é pluralista, apartidário e lúcido em relação à história, ao Brasil e ao papel que cada um de nós devemos exercer na sociedade. Uma ótima leitura para 2012.

Comentários

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores