Pular para o conteúdo principal

O Segredo


O livro ganhou minha atenção quando reproduziu duas frase do texto alquímico antigo Tábua de Esmeraldas (Cerca de 3000 ac) atribuído a Hermes Trimegistro.
“O que está em cima é como o que está embaixo.
O que está dentro é como o que está fora.”
O Segredo, da australiana Rhonda Byrne, só rompeu a barreira que levantei contra os “livros de autoajuda” - sempre mal escritos e repetitivos - por que fazia parte da biblioteca de meu querido pai que faleceu em julho deste ano, e que veio agregar-se a minha.
Eu tinha visto o filme, interessante mas cansativo, e o assunto tinha ficado no esquecimento. Até que esta semana, sem tempo para ler longos capítulos, ele começou a “gritar e piscar” tentando me conquistar para leitura. O livro me surpreendeu.
Em primeiro lugar pela estrutura narrativa. Como boa parte dele é feita de depoimentos, recheados por comentários da autora, o mesmo assunto acaba sendo abordado de formas bem diferenciadas, o que proporciona uma visão ampliada do tema.
Além disso, perceber-se que as 198 páginas do livro são construídas em elipse ascendente, em que você vê o mesmo tema várias vezes, mas sempre em um degrau a mais da aprendizagem – Uma mini representação do método construtivista.
Outra sensação é que o texto proporciona uma experiência mantrica, ou seja, tem momentos – principalmente no inicio – que você tem a impressão de estar recitando um mantra mental.
Charles Hannel
A história é muito simples. A autora em um momento de dificuldade ganhou um livro do autor Charles Francis Hannel (May 22, 1866 – November 27, 1949 que falava sobre a lei da atração. A autora entusiasmada e colocando em prática o que o autor dizia, fez um filme sobre o assunto e ganhou muito dinheiro com isso.
Para algumas pessoas isso parece banal, mas não é. A temática que os diversos participantes do livro abordam em seus depoimentos estão intimamente relacionadas a descobertas da física quântica. O próprio Charle Hannel foi o articulador do que se chamou de novo pensamento, que tinha uma conexão profunda com as descobertas da física.
Em resumo O Segredo ensina a você que o Universo devolve (dá) para você exatamente o que pede em seus pensamentos. Se você pensa em pobreza, dividas atrairá cada vez mais falta de dinheiro; se pensar em fartura e acreditar nisso, atrairá cada vez mais fartura.
Pode até parecer fácil, mas não é. Lembre-se do que ouvia quando criança: - Cuidado com seus pensamentos!!! Tudo o que você deseja aos outros voltará em dobro para você!! Etc. Quantas vezes você já ouviu isso em sua vida???
Não vou detalhar o livro, aconselho a leitura. É rápida, divertida e encorajadora. Alias um ótimo presente de Natal para aquele seu amigo ou parente que anda reclamando da vida e da falta de recursos.
Tábua Esmeralda
Só para arrematar os comentários. O Segredo é um destilado alquímico da importância de uma pedra filosofal. Para quem não sabe, a pedra filosofal foi o objetivo dos alquimistas. Ela poderia trazer riquezas e dar longa vida as pessoas.
Se você domar sua mente e aplicar o Segredo, terá com certeza encontrado a sua pedra filosofal.

Comentários

  1. Tá ai uma boa dica de leitura. Vou relê-lo novamente, desta vez prestando um pouco mais de atenção na enetrelinhas.
    Luis

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, as...

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza...

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida ...

Seguidores