Pular para o conteúdo principal

O Mercador de Livros Malditos

Desta vez não foram as estantes da livraria que me surpreenderam com uma boa história, foi meu marido que viu, comprou, leu e adorou o livro do italiano Marcello Simoni – O Mercador de Livros Malditos.
Depois de ver o entusiasmo dele com a história, finalmente sobrou um tempinho para a leitura e o livro é muito bom. Mas quem é este autor “desconhecido”?
Marcello Simoni é ex-arqueólogo, bibliotecário e formado em Letras. O Mercador de Livros Malditos é seu romance de estreia e tornou-se um bestseller instantâneo fora do Brasil. Aqui, infelizmente, foi só passar os olhos pelos blogs literários e ver que os poucos que o citaram, publicaram apenas uma sinopse.
A forma de escrever de Marcello é deliciosa. Os capítulos são curtos, quase takes de um filme de suspense, ação e muito mistério. Uma história que se passa na idade Média e envolve monges, bispos, sociedades secretas e um livro que, teoricamente, colocará o leitor em contato direto com poderes angelicais.
A trama leva o leitor a um passeio pela Europa Medieval. Veneza, Tolouse, Santiago e Compostela e outras cidades da Espanha. Apresenta personagens fascinantes como o Mercador, um moçarabe, absolutamente inteligente e misterioso; Willalme, seu companheiro de viagem, um Sarraceno da  Languedoque perseguido pelos Cruzados que os consideravam hereges (Pode procurar nos livros de história que este fato tem bases verdadeiras), e um ingênuo rapaz, criado em um mosteiro, que nunca viu nada no mundo e de repente se põe nas estradas e caminhos que o levarão a uma aventura fascinante.
Marcello Simoni consegue reunir em seu romance detalhes históricos que compõem o quadro da idade média, com a sagacidade de Dan Brown e a inteligência de Umberto Eco, sem no entanto pesar a mão como acontece em O Nome da Rosa.
A crítica fica por conta do desinteresse no Brasil pela obra do autor. Uma breve pesquisa no Google já deixa claro que O Mercador não foi assunto de blogueiros. E ai cabe uma pergunta que só a Editora Jangada poderia responder:
- O livro foi enviado para os blogs para ser resenhado? – Veja bem, resenhar é diferente de colocar a sinopse.
- Blogueiros só escrevem sobre livros que recebem gratuitamente das Editoras? Ainda bem que eu conheço um ou dois que leem os livros que recebem das editoras e ainda passam na livraria para abastecer o estoque. Confesso que estou dando prioridade a eles, nestes tempos de falta de tempo.
O Mercador de Livros Malditos precisa ser lido e resenhado. É uma vertente diferente da maré de tramas parecidas que estão sendo publicadas ultimamente, e não digo isso como critica, pois sou leitora assídua de literatura fantástica e adolescente. O Mercador é um livro escrito para adultos, mas que poderá facilmente encantar um adolescente já iniciado em literatura clássica.
Enfim, eu recomendo como leitura de inicio de ano. Como um desafio a mente, como uma nova proposta. Tenho certeza que irá te encantar.

Comentários

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores