Pular para o conteúdo principal

12 anos de escravidãoI

Direitos de imagem PROSA MÁGICA
Autor: Solomon Northup
Tradutor:  Drago
Editora: Seoman
Ano de Lançamento: 2013
Número de páginas: 232
Avaliação Prosa Mágica: 7

O Livro foi escrito em 1853, mas é tão atual que merece uma leitura contextualizada da atualidade.
Lançado pela editora Seoman, 12 Anos de Escravidão nos conta a vida de Solomom Northup, negro, cidadão nova-iorquino, culto, casado, com filhos e violinista, que teve sua vida revirada de cabeça para baixo quando aceita um emprego que não existia e acaba sendo drogado e transformado em escravo. Passou 12 anos penando nas plantações de algodão da Lousiania até conseguir ser libertado.
Você pode estar se perguntando o que uma trama assim tem de atual?
A escravidão humana não acabou. Ela ainda existe no drama das mulheres que são levadas como escravas sexuais, nas crianças que trabalham nas carvoarias e nas milhares de pessoas que vivem neste planeta sendo exploradas, sem direito a palavra, a ir e vir e as necessidades mais básicas que são inerentes a raça humana.
Pois bem, quando se fala de escravidão, não se está apenas falando sobre os negros que foram arduamente maltratados, mas de todos os escravos que permearam a história da humanidade.
Neste caso específico, é a autobiografia de Solomom,  e isso nos leva a duas análises críticas do livro: - a primeira trata do conteúdo da obra em si; a outra nos fala da linguagem e da qualidade como texto.
Não foi uma tarefa fácil escrever esta resenha. A trama, por ser real, choca e nos causa horror. É possível muitas vezes nos ver ali, na situação de Solomom e se perguntar: - O que eu faria? – Não há resposta para isso.
É uma leitura extremamente pesada, não só pelo conteúdo, mas pela qualidade do texto que não foi escrito para  ser lido como um romance, mas como um diário, um desabafo, um alerta ao ser humano para que a escravidão fosse extinta. Há partes que eu senti a necessidade de rabiscar e reescrever de tão precária a forma de se comunicar. Mas, não se engane com esta afirmação. A tradução está perfeita. Consegui alguns trechos em inglês pela internet e o trabalho da Editora está perfeito.
Confesso que precisei, muitas vezes, deixar o livro de lado por horas pela absoluta impossibilidade de continuar a submeter meu cérebro a tanta tortura, dor e desespero. Além disso, a leitura é extenuante.
No entanto, eu considero 12 Anos de Escravidão leitura obrigatória para se conhecer nossa história, por que quem conhece a história pode evitar que fatos degradantes como esse ocorram no futuro.

Ler 12 Anos de Escravidão é como levar um “soco” no estômago. Tudo em fica, revirado, mas você nunca mais será o mesmo depois dele.
Recomendo a leitura.



Comentários

  1. Olá, Soraya.
    Recentemente li "A Invenção das Asas" e acho que estou um pouco saturada sobre o tema da escravidão! Não me animei muito em ler outro livro, mas amei a resenha!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. Camila, obrigada. Também acho que o tema escravidão ficou um pouco "ultrapassado". Acho que não conseguiria ler mais nada sobre o tema. bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores