Pular para o conteúdo principal

O Estranho Mistério das Quartas-Feiras

Autor: Julie Bourbeau
Tradutor: Cláudia Barcellos
Capa e Ilustrações: Jason Beene
Editora: Jangada 
Ano de Lançamento Brasil: 2014
Ano de Lançamento do Livro: 2012
Número de páginas: 248
Avaliação Prosa Mágica: 10


Eu nunca comentei um livro infantil aqui no blog, mais por falta de oportunidade que outra coisa. Quando vi que a Editora Jangada estava lançando este livro com um nome que ficava entre o estranho e o bizarro decidi que era hora de resenhar algo assim. E não me decepcionei. E a história que li é mais ou menos assim:
A vida na Vila onde Max, um valente menino de 10 anos, é quase normal, exceto pelas quartas-feiras, dia em que a população se tranca em casa para evitar os problemas e desconfortos causados pelos acidentes que só ocorrem as quartas-feiras. Max, como todo menino, se cansa de ficar trancado em casa e desafia o dia, saindo em busca do mistério. Ele acaba descobrindo muito mais do que gostaria. As quartas-feiras são seres fedorentos, disformes (cabeça grande, corpo achatado e membros longos), com olhos prateados e, algumas delas com dentes afiados e um “ar” assustador.
Max pega então a tal da quarta-feirite e passa a enfrentar pequenos acidentes que ocorrem a sua volta durante o restante da semana. E não é só isso, o menino começa a se parecer cada vez mais com uma quarta-feira e descobre que foi escolhido para ser o Próximo, ou seja, o próximo a se transformar em uma quarta-feira. Para se livrar desta confusão, Max vai precisar da ajuda de seu fiel amigo Noah, de Gemma, a menina que quer ser jornalista, do Dr. Conkle-Smoak, um parapsicólogo medroso e estranho, e do Sr. Grimsrud, um veterano de guerra cujas quartas-feiras não o afetam. E não podemos nos esquecer da feiosa e valente quinta-feira, um cachorro que vive grudado no senhor Grimsrud.

As quartas-feiras e o Max
O Estranho Mistério das Quartas-feiras, de Julie Bourbeau, é um livro que poderá ser lido tranquilamente por crianças entre 8 e 14 anos, mas que encantará  a todas as idades. E, como todo bom livro infantil, a trama esta recheada de mensagens positivas.
Para começar, Julie Bourbeau nos leva a uma viagem pelo que é a vida de uma pessoa discriminada pela sociedade por ser diferente. Max é tratado no vilarejo como se tivesse uma doença contagiosa, que os habitantes chamam de quarta-feirite. Neste sentido, o isolamento e a tristeza de Max ficam evidentes em várias passagens da trama.
Por outro lado, a autora também nos chama para o contato entre os diferentes, o respeito que o garoto desenvolve pelas “quartas-feiras do bem” e como ele arriscará sua vida para que quartas-feiras inocentes não sofram pelas que são “do mal”.
Tem um outro ponto em O Estranho Mistério das Quartas-feiras que trata da força do pensamento. A “mente da mente” falada pelas quartas-feiras nada mais é que uma alegoria da força que nosso pensamento possui, e como pensamentos ruins podem causar acidentes e destruições. É muito emocionante ver como Max tenta controlar seus pensamentos para que coisas ruins não aconteçam.
Se você tiver mais de 14 é sempre bom lembrar que o livro foi escrito para crianças, e se repete algumas vezes sem que isso signifique inabilidade de escrita ou pobreza de linguagem. É uma técnica para auxiliar na leitura de quem ainda não construiu este hábito. Além disso, o humor da autora é delicioso. Começando pelo nome do cachorro “quinta-feira” e passando pelos terrores da terça e as críticas às segundas.
Além disso, têm cenas hilariantes como a que o parapsicólogo lambe uma parede para detectar o sobrenatural, a mãe do menino tentando se livrar dos dejetos dos passarinhos que insistem em cair em seu cabelo.
É difícil dizer o que gostei mais no livro, se foi a mensagem embutida, se é a capacidade da autora em nos deixar com medo e apreensivos com o que vai acontecer ou se é a incrível habilidade de nos transportar para um mundo imaginário que abandonamos há muitos anos, quando deixamos de ser crianças.
E por último deixo minha esperança por uma continuação, pois algumas perguntas ficaram no ar:
- O que as quartas-feiras fazem quando não é quarta-feira?
- O que realmente aconteceu com as garotas e o número um?
Tem mais uma pergunta, mas esta eu não posso fazer sem contar o final.
Alguém tem alguma ideia das respostas para elas???
Jullie Bourbeau





Comentários

  1. Oi Soraya!
    Também resenhei esse livro no meu blog, fiquei encantada com o alcance do enredo dentro de uma história relativamente simples, há mesmo várias mensagens positivas embutidas de forma que a narrativa não se torne forçada ou arrastada. Ótima resenha =)
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  2. Oi, Soraya.
    Eu adoro livros infantis e ainda não conhecia essa história. Estou curiosa para saber qual a resposta a essas perguntas! rs...
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Camila, a história é muito legal. A autora consegue prender do começo ao fim.
    Semana que vem vou publicar a tradução de uma entrevista da autora para um blog fora do Brasil. No começo da semana chegou a autorização para fazer isso e dei pulos de alegria.
    Obrigada pela participação.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Elis,
    A história é realmente muito boa. Vou ler a sua resenha.
    Obrigada pela participação.
    bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores