Pular para o conteúdo principal

A Garota do Penhasco

Autor: Lucinda Riley
Tradutor: Henrique Amat Rego Monteiro
Editora: Novo Conceito
Ano de Lançamento: 2013
Número de páginas: 528
Avaliação do Prosa Mágica: 9

Lucinda Riley se transformou em minha leitura de cabeceira, isso não é segredo aqui. Desde a primeira vez que me deparei com um livro dela fiquei tão encantada que aguardar os próximos se tornou uma tortura angustiante. Felizmente depois de A Casa das Orquídeas logo veio A Luz através da Janela, A Garota do Penhasco, A Rosa da Meia Noite e o recém-lançado As sete irmãs.
Você deve estar se perguntando então, por que deixei para ler A Garota do Penhasco só agora?
- A resposta, querido leitor, é que talvez eu tenha deixado este livro para uma entressafra de traduções, e como ela não ocorreu, finalmente cedi ao encanto de ler este conto de fadas moderno.
A Garota do Penhasco é uma história fascinante de duas famílias irlandesas conectadas por um passado terrível e que a primeira vista parece cíclico. Grania Ryan, uma talentosa escultora, volta à casa de sua família na Irlanda para fugir de um grande desgosto que assolou sua vida. Lá, Grania conhece Aurora Lisle Devonshire, uma garotinha quase etérea, na borda de um penhasco em meio a uma tempestade. Esse encontro muda sua vida.
Grania descobre então que há um segredo envolvendo sua família e a família de Aurora e mesmo sendo advertida pela mãe a não se envolver com eles, Grania acaba apaixonada pela menina. Um tesouro de cartas antigas datadas de 1914 revelam um passado de sacrifícios, segredos e amor. A terrível I Guerra Mundial, o destino de uma criança abandonada aos cuidados de um Lord e o ballet, que parece estar no sangue daquela criança. E a menina Aurora parece ser um ponto chave que irá finalmente unir e sanar as dores dessas duas famílias.

A Garota do Penhasco é um lindo conto de fadas, mas não pense que vai encontrar o príncipe estereotipado, a princesa frágil e vilões cruéis. A trama é feita de seres humanos comuns que compartilham dores, amores, sonhos e renuncias, assim como possuem um lado obscuro e cruel dentro de si mesmas. A única criatura etérea é Aurora, a garota de 8 anos que nos conta a trama, e que acertadamente diz que se sente com 100 anos em uma das passagens do livro. Ela é adorável.
A escolha da narradora foi acertada. Por que Aurora parece estar acima de todos, como se fosse um anjo. E, através de uma visão inicial que parece totalmente infantil você consegue enxergar o amadurecimento da trama e dos personagens.
Lucinda Riley falou no blog Reflection of a Book Addict que Aurora é a primeira personagem que ela escreve que é puramente ela mesma. Isso é muito interessante, por que ela dá a entender na entrevista que passou por situações muito semelhantes a da personagem, e isso fica muito claro quando você perceber a força de sentimentos que a personagem nos oferece ao longo da trama.
A vida pode ser muito feia e cruel, e Lucinda Riley não nos poupa em nenhum minuto disso. Ninguém é totalmente feliz, todos possuem tristezas, duvidas e sentimentos que na maioria das vezes nos fazem duvidar da existência de algo maior que nós.
Grania, a escultora, é fascinante. Uma pessoa charmosa, mas enredada em sua própria trama de sentimentos, que ora demonstra uma capacidade de amor sem limites, em outras um orgulho que supera os limites da razão. Apesar de Aurora ser a narradora, é Grania o fio condutor da história.
Agora falando de bailarina para bailarina, Lucinda dá um tom de balé em A Garota do Penhasco. O livro parece dividido em sequências da dança com passos contínuos e cadenciados. Ora gira leve como um Fouetté bem feito, ora é alegre como echappés e changements, e ora percebe-se uma tristeza e introspecção ao flertar com um longo e generoso fondue.
Sinceramente, não tenho palavras adequadas para descrever o livro, de tão encantador, emocionante e profundo que é esta obra de Lucinda Riley. O que posso aconselhar é a leitura, não só de A Garota do Penhasco, mas dos outros livros. A autora é uma daquelas pessoas mágicas que tem a capacidade de nos elevar a outros planos, de nos tirar da terra e de nosso mundo, como se fizéssemos uma viagem virtual dentro da vida e corpo de outra pessoa.

Em A Garota do Penhasco você irá até a Irlanda, e falando sério, dá para sentir na pele os ventos gelados e o ar de maresia enquanto lê. É simplesmente genial.

Comentários

  1. Oi, Soraya.
    Deixa eu perguntar uma coisa... Quando estivemos naquele evento com a Lucinda no Shopping Morumbi ela comentou que os livros foram lançados fora de ordem pela novo conceito. Por acaso esse é o livro que deveria ser lido depois de "A Casa das Orquídeas"?
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila,
    Na verdade este livro foi lançado antes de "A Casa das Orquídeas". Fora do Brasil ambos foram lançados em 2011.
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores