Pular para o conteúdo principal

Enigmas de Londres: O Espírito do Tamisa


Autor:  Ben A. Aranovitch
Tradutor: Alexandre Martins
Editora:  Casa da Palavra
Número de páginas: 368
Ano de Lançamento: 2012
Avaliação do Prosa Mágica:  8

Na capa do livro está escrito que O Espírito do Tamisa é o que aconteceria se Harry Potter entrasse para a polícia de Londres. – Não é bem isso que acontece. - Ben A. Aranovitch nos apresenta uma espécie de Sherlock Holmes do sobrenatural.
Só o autor já é um cartão de visitas considerável como indicador da obra. Um dos roteiristas da famosa e longeva série de TV “Doctor Who”, um sucesso tão estrondoso que já soma 26 temporadas, filme e especiais.
Em seu romance de estréia, Ben nos apresenta Peter, um policial londrino novato que está prestes a terminar seu período de treinamento e ser indicado para o posto que mais se adapte com suas capacidades. Trabalho e competência não faltam a ele, mas uma dose de distração o afasta cada vez mais do objetivo desejado: - as ruas da cidade. Só que Peter se depara com algo que mudará sua vida. Um fantasma, que o leva a Thomas Nightingale, um mago que ajuda a polícia a desvendar casos de crimes ligados ao sobrenatural. Deste ponto em diante, a história mescla realidade e fantasia, em uma trama deliciosamente leve.
- O que tem de diferente neste livro?
- Exatamente isso, a dose exata de fantasia e realidade. O paralelo que existe entre o mundo palpável e o mundo imaginário, que em O Espírito do Tamisa vem a tona como um avalanche.
“Rios de Londres”, título original, é o primeiro livro de cinco já publicados pelo autor, e talvez por isso nos apresente um caráter extremante introdutório. É preciso ler até o fim para compreender a criatividade da história.
Fiquei na dúvida se isso se deve ao fato de Enigmas de Londres ser uma série, ou se isso acontece por que o autor vem das “águas” dos seriados de TV, que por terem vários episódios podem se deixar levar ao sabor de alguns devaneios.

Mas a resposta não importa muito. O livro é uma ótima leitura, e principalmente um belo passeio por Londres. Fica a curiosidade em saber o que Peter fará em outras histórias.

Comentários

  1. Oi Soraya!
    Também fiquei com a mesma dúvida: o primeiro livro é mais introdutório por ser uma série de outros ou é porque o autor tem essa veia de roteirista de TV? Mas não tem problema, porque a história é legal e tem um gostinho de quero mais.

    ResponderExcluir
  2. Um belo passeio por Londres...isso já vale o livro.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Soraya.
    Adorei a proposta do autor e agora fiquei curiosa.
    Pena que o livro tem essa frase nada a ver na capa. Acho chato quando o marketing tenta forçar a barra para vender um livro!
    Beijos
    Camis

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila, Vc tem razão em falar sobre a frase da capa. Também não gostei. Mas o livro é realmente bom e acredito que você vá gostar. Mais um para a sua fila de livros a serem lidos.

    bjs
    Soraya

    ResponderExcluir
  5. Dora, a história é boa mesmo. Estou louca para ler o segundo livro.

    ResponderExcluir
  6. Paulo,
    Dá para sentir os lugares, sorver os ares do Tamisa e sentir as mensagens que aqueles prédios antigos nos transmitem. Neste ponto o livro é impecável.

    Bjs
    Soraya

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, as...

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza...

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida ...

Seguidores