Pular para o conteúdo principal

Cartas Esquecidas e outros papéis




“ Se eu encontrasse uma alma como a minha,
Que me olhasse sem dizer nada
E tudo me dissesse sem me olhar.
Às vezes me pergunto o que faria?
Seu eu encontrasse, uma alma como a minha. ”


Quando você está em meio a livros velhos, nunca sabe o que vai encontrar. Isso é uma verdade universal, como diria Jane Austen em “Orgulho e Preconceito”. Já me deparei com livros lidos na infância, dedicatórias cujo texto era bem mais rico que o conteúdo do volume e, às vezes, cartas e trechos esquecidos em meio aos velhos exemplares cheirando a papel guardado.
Recentemente li um livro, A Maleta da Sra. Sinclair, que conta a busca de uma personagem que se inicia com uma carta esquecida em meio a coisas velhas. A trama é genial e cativante. No entanto, raras vezes encontramos na vida real algo que vale a pena buscar. É cada vez mais escassa a busca por cartas amareladas e amarradas por fitas de cetim, que podem nos revelar uma vida ou amores secretos. – hoje tudo é digital.
Na semana passada encontrei dentro de um livro velho um poema de amor. O volume era a obra “Cartas Esquecidas, de Frei Francisco  da Simplicidade, que segundo o skoob trata-se de cartas de amor.
O que me chamou atenção no livro foi exatamente a poesia, escrita a mão, com alguns erros de ortografia, mas que expressava uma vontade imensa de encontrar alguém, um amor, um ideal que sabemos difícil de localizar.
O encontro suscita uma série de perguntas como: Será que esta pessoa encontrou esta “alma igual”? Foram felizes? Quanto tempo depois ela o encontrou? E, se ela encontrou esta alma, por que o livro que guardou o seu pedido foi parar em uma feira de livros usados? Teria esta pessoa morrido e seus herdeiros se desfeito de seus pertences sem ao menos olhar do que se tratava?
E, seguindo nesta linha de questionamentos percebo que este pequeno bilhete dentro de um livro daria uma história que poderia percorrer as paisagens do amor, e a dor sem fim.
O livro tinha uma dedicatória, mas por experiência própria nunca consegui encontrar ninguém cujo nome assinava um presente deste calibre.
São destas pequenas coisas que surgem novas histórias, e talvez por isso, apenas por esta razão, que eu não caia de amores pelo livro digital. Não podemos esquecer nada dentro deles, não podemos nos perpetuar junto à história para que gerações vindouras possam desfrutar da trama e de nossas pequenas experiências com aquele volume.
Não podemos trocar química e fisicamente nada com eles, pois o livro digital é virtual (um mero arquivo), não existe, não está presente e por isso não podemos tocá-lo.
É esta falta de graça e de romantismo que me afasta dele e me leva aos sebos, as feiras. Ou talvez seja uma vontade louca de um dia me encontrar comigo mesma, em algo que escrevi e passei para frente.

Talvez eu nunca leia Cartas Esquecidas, o livro, mas seguirei lendo tudo o que encontrar dentro das velhas estórias, pois sempre haverá um segredo a ser desvendado, que parece estar esperando por nós. Como o eco de conversa entre passado e presente.

Comentários

  1. Lendo seu texto, recordei que a cerca dois anos ganhei uns livros usados de uma pessoa que queria dar fim neles. Em casa, fiz a separação dos que ainda tinham condição de leitura e os que eram descartáveis. Aproveitei uns 30 livros, entre eles de diversos romancistas que foram Best Sellers no passado e hoje poucos conhecem, como Harold Robins, Pearl S. Buck e outros, mas o que me chamou a atenção no seu texto e me levou a fazer este comentário que todos os livros, sem exceção, tinham dedicatórias. Algumas apenas "com carinho" e outras com pequenos textos, mas que transmitem emoção. É emocionante! Tenho alguns livros que mais de 50 anos, surrados, mas ainda livros, todos com dedicatórias. Parabéns pela sua publicação.
    Luis Antonio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores