Pular para o conteúdo principal

O Oitavo Vilarejo

Autor:  Gustavo Rosseb
Série:As Aventuras de Tibor Lobato–Livro 1
Editora:  Jangada
Número de páginas: 224
Avaliação do Prosa Mágica:  8


Gustavo Rosseb, autor estreante paulistano, se inspirou nas lendas e folclore brasileiros para escrever Tibor Lobato – O Oitavo Vilarejo, fazendo ao mesmo tempo uma mescla de “Sitio do pica-pau amarelo” com “Harry Potter”.
Tibor e sua irmã Satir viveram parte de suas vidas como ciganos, até que um incêndio mata seus pais. Então, ambos acabam em um orfanato por dois anos até sua avó os encontrar e levá-los para o sitio onde ela vive.
Lá, diante da felicidade suprema de ter novamente uma família e se livrar das agruras do orfanato, Tibor e Satir descobrem que o mundo não é exatamente como eles imaginavam e que seres fantásticos rondam as matas circunvizinhas do sitio.
É quando eles percebem que a quaresma é o período em que esses seres fantásticos aparecem, e a partir daí passam a correr perigo e a desvendar segredos antigos de família.
Na luta para vencer o mal, as crianças descobrem valores como amizade, coragem, esperança, amor e acima de tudo a lealdade.

É uma mistura estranha e fascinante. Estamos acostumados a ver toda a literatura fantástica baseada em personagens europeus como duendes, fadas, ogros etc, e nos esquecemos de nosso folclore. Quando constatei o forma que o saci-pererê, a mula sem cabeça, o boitatá e outros personagens do folclore foram introduzidos na trama fiquei fascinada. Você acaba imaginando encontrar qualquer um deles, logo ali, na esquina da rua de sua casa.
Rosseb é ágil na escrita, fluido e leve. Ele trabalha parágrafos pequenos, frases curtas e quase sempre usando a forma direta, o que facilita a leitura para as crianças.
Se eu pudesse pedir alguma coisa ao autor, pediria um pouco mais de suspense; que ele torturasse um pouco mais o leitor antes de dar o desfecho. Senti a falta desta “falta de ar” que o bom suspense nos proporciona.


É leitura mais que recomendada para leitores de 8 a 90 anos, e uma boa diversão para as férias que estão apenas começando. 

Comentários

  1. ADOREI SUAS CONSIDERAÇÕES!

    E sobre o pedido. HEehehe espero que o 2 tenha um pouco mais de suspense. Tô no aguardo da resenha do As Aventuras de Tibor Lobato - A Guardiã de Muiraquitãs. Querendo saber se, dessa vez, o suspense veio na medida.

    Obrigado, viu? Fico muito feliz que gostou do mundo do Tibor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores