Pular para o conteúdo principal

Por que o passado não é melhor que o presente?


Boas leituras nos causam impressões fortes, muitas vezes o sentimento que fica se resume na frase “eu queria viver naquele tempo”. O que a primeira vista parece interessante, principalmente se você acabou de ler Orgulho e Preconceito de Jane Austen. Estar no passado, cercada de gente bem vestida e educada, com a possibilidade de encontrar um Mr Darcy e viver em Pemberley, aquele casarão cercado de lagos e parques parece ser uma visão do paraíso, mas não se engane, o final do século XVIII e o inicio do XIX não foi a beleza que os livros pintam.
Revolução Industrial, miséria, fome, falta de um sistema educacional concreto, segregação da mulher na educação, seu uso como mercadoria de troca no momento do casamento, e outras mazelas assolaram o mundo tão sonhado por muitos leitores.
Uma jovem sem dote de valor não se casaria nunca com um nobre, mesmo que o amor suplantasse tudo. Ela seria renegada por ele em prol de bens “maiores”, ou o nobre perderia sua fortuna por não manter as tradições da família.
Temos a sorte de viver no presente. Por mais que ainda haja diferenças, eu, você amiga e todas as mulheres de países livres saem a rua sem que sejamos mal faladas. Podemos casar com quem quisermos, se separar a hora que convier, viver com homem, com mulher, sozinhas e toda a sorte de pequenas liberdades que fazem uma diferença enorme em nossas vidas.
É claro que pagamos um preço por isso. A nossa saúde se deteriorou diante do estresse e cumprimos uma jornada dupla de trabalho. E não é só isso, perdeu-se o romantismo, a gentileza, e olhando atentamente as ruas percebo que se perdeu a noção de ética e valores.
Quando penso na beleza de cada livro que leio, percebo que eles estão povoados das heroínas que todas as mulheres desejaram e desejam ser. Na maioria das vezes elas são corajosas, fortes e destemidas e lutam de uma forma sobre-humana para atingir seus ideais. É lindo, mas irreal.
Ainda bem que hoje, algumas autoras nos apresentam suas heroínas como seres frágeis, repletas de dúvidas, falhas e “ataques de bobeira". São mais humanas, mais próximas de nós.
Quanto a todas as personagens do passado, elas podem e devem habitar nosso imaginário. Livros são assim, você pode voltar ao passado sem enfrentar os horrores da época. É como ler Shakespeare sem o adicional mal cheiro de esgoto da época em que ele viveu.

Sonhe amiga, mas faça isso nos livros. Viva o presente aproveitando a liberdade que conquistamos e lutando para um mundo cada vez mais igual, que respeita as diferenças e o outro.

Comentários

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores