Pular para o conteúdo principal

TRANSCENDENTE

Autor:  Lesley Livingston
Tradutor: Marta Argel e Humberto Moura Neto
Série: Saga Starling – Livro 3
Editora:  Jangada
Número de páginas: 314
Ano de Lançamento: 2016
Avaliação do Prosa Mágica:  10


Começo por explicar que, caso você não tenha lido Staling e Descendente, não leia esta resenha por que contem spoilers dos primeiros livros.
A estória começa exatamente no ponto onde termina o livro dois. Mase está no alto de um edifício em Manhantan, com Fennrys sangrando aos seus pés, a cidade imersa em um miasma mágico e a personagem transformada em Valquíria. A partir daí, uma série de acontecimentos nos leva por um caminho que parece sem volta, o Ragnarök, que Mase parece combater, mas que a cada ato dela nos leva mais próximos do fim.
Apenas como curiosidade, Ragnarök, que em português significa “o destino dos deuses”, na mitologia nórdica representa uma grande batalha, repleta de eventos catastróficos, que resultarão na morte de Odin, Thor e Loki, e que colocarão um fim neste mundo através de uma grande enchente. O mundo futuro será reconstruído por um casal de humanos (Líf e Lífthrasir) e pelos deuses.
No alto daquele edifício Mase toma a difícil decisão de salvar seu amor através dos poderes de Rafe(Anubis). Agora Fenn está mais próximo de ser o devorador, aquele que destruirá Odin.
Cruz Thorwald
Mais uma curiosidade. Existe uma pedra rúnica chamada de Cruz de Thorwald. Nela Odin segurando sua lança para baixo está sendo engolido por um lobo, Fennrys, no Ragnarök. Com certeza uma fonte criativa de pesquisa para a autora.
Mas, vou deixar de lado os detalhes da estória e contemplar o que considero um desfecho genial para esta saga.
O que é interessante na Saga Starling é que Lesley Livingston conseguiu que sua estória inicia-se em um livro completamente envolvente (Starling), e fosse crescendo não só em criatividade (Descendente), mas em velocidade de ação, complexidade da trama e novidades de tirar o fôlego (Transcendente).
No último livro, Lesley transforma Mase em alguém amadurecido, com força suficiente para se autodominar, ao mesmo tempo em que a personagem continua tendo os mesmos medos, as mesmas dúvidas, ou seja, não deixa de ser perfeitamente humana. Esse é o ponto que nos envolve e nos prende.
O final é incrível, surpreendente, repleto de reviravoltas que demonstram uma habilidade da autora em nos fazer refém de suas tramas. O texto é brilhante, e a mensagem por trás de Transcendente é muito forte e atual diante de um mundo que muitas vezes parece estar caminhando para um fim próximo.
É um livro para refletir sobre o poder do amor, sobre a força de ser você mesmo, e sobre o fato de que “destino não existe”, nós é que traçamos nossa caminhada.
Sem dúvida já inclui a Saga Starling entre as minhas favoritas, um série que deve ser lida e relida, pois a autora incluiu tantos detalhes, que cada nova leitura nos revela algo diferente. Já fiz isto com o primeiro livro e posso garantir que é fascinante.

Só uma curiosidade que algumas pessoas irão compreender:  O livro termina em uma corrida para o High Line parque, em Nova York. Coincidência  que me deixou feliz e você sabe por que.

Comentários

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, as...

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza...

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida ...

Seguidores