Pular para o conteúdo principal

Retrospectiva 2016

2017 chegou e um livro novo se abre para a vida de cada um de nós. E, para quem gosta de leitura muito mais que um.
2016 não foi um grande ano literário. O mercado de livros parece ter parado, e as novidades se restringiram muito  a finalização de trilogias já consagradas, autores que são Best Sellers e nada que se diferenciasse disso. Não é uma crítica, mas uma constatação de um ano que foi ruim em todos os setores da economia, isso sem falar em política.
Considero que o melhor lançamento de 2016 foi “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” , da já consagrada J.K.Rowling. Houve outros também, como “A Irmã da Sombra” e “A Irmã da Tempestade”, da Lucinda Riley. Alguns eu não li, mas estão em minha lista de leituras futuras como “O químico” da Stephanie Meyer.
Como blogueira li bem menos do que deveria, mas confesso que fiz leituras mais atentas. Eu queria me sentir um pouco como um personagem do passado, que se sentava em seu jardim inglês e tinha todo o tempo do mundo para degustar um livro. E foi uma experiência incrível.
A parceria com a Grupo Editorial Pensamento foi muito boa e me trouxe algumas das melhores leituras do ano como “Transcendente”, da canadense  Lesley Livingston e “O Oitavo Vilarejo” de Gustavo Rosseb, literatura brasileira de primeira qualidade.
Não estou pensando muito em como será 2017. Quero que o ano me surpreenda com bons lançamentos. Que alguns títulos levem menos tempo para chegar ao Brasil e que a literatura brasileira consiga se firmar e que os autores que dão uma cara nova a nossa literatura possam ser valorizados pelas Editoras. Afinal, nada mais datado que a estética terceiro-mundista que permeia uma parte de nosso cinema e alguns autores.
Fiz um ranking dos melhores livros que li em 2016, e você pode ler as resenha de todos eles nos links que coloquei. Então, vamos lá:

1º lugar – Harry Potter ea Criança Amaldiçoada – J.K.Rowling
2º lugar – A Irmã daSombra – Lucinda Riley.
3º lugar – O JardimSecreto de Eliza - Kate Morton
4º lugar – Transcendente - Lesley Livingston
5º lugar – Descendente - Lesley Livingston
6º lugar –  Marina – Carlos Ruiz Zafon
7º lugar -  A Maleta da Sra. Sinclar -    Louise Walters   
8º lugar – A Irmã da Tempestade – Lucinda Riley
9º lugar – O Segredo das Coisas Perdidas - Sheridan Hay
10º lugar – Vale das Chamas – J. Barton Michell

E vale destacar ainda o livro de Gustavo Rosseb – O Oitavo Vilarejo.

Há outros títulos que gostei muito, mas a lista acima traz algumas características que me fizeram adorar os livros, e o que mais se destaca é o uso de mitologia nórdica, e a música como pano de fundo.
O que você acha desta lista? Já leu algum deles? Começe o ano escrevendo sua opinião e qual foi o melhor livro que leu.


FOTO: Imagem de pesquisa Google. Não continha referência de autor.

Comentários

  1. Gostei muito da lista e das resenhas, não li muitos livros em 2016, mas estou sempre atento às novidades literárias. Sempre me atualizando... assim que puder lerei todos esses livros...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Soraya!
    Por incrível que pareça, li muito mais em 2016 do que eu imaginava!
    Mas concordo que a crise abalou o mercado literário...
    Adorei a sua lista de melhores leituras... Eu bem que tentei fazer uma assim, mas tendo lido 98 livros no ano, não saberia escolher apenas 10!! rs...
    Ganhei um exemplar de HP, mas ainda estou com medo de ler essa história!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila,
    Obrigada por comentar!!!
    Foi difícil fazer a lista. Foi o meu primeiro desfio do ano. Eu nunca consigo listar nada....
    Não tenha medo de ler HP. A única hipótese para não gostar dele é ter ficado indiferente a Harry Potter, o que convenhamos é impossível.

    bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, as...

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza...

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida ...

Seguidores