Pular para o conteúdo principal

Feliz Livro Novo



No ano passado vimos a mais terrível das pragas que poderia pairar por este país: - o fechamento de livrarias e editoras. Não há indicativo maior de pobreza de espírito de um povo, quando eles deixam que livros sejam considerados produtos de última necessidade.
E, não são os altos preços que fizeram as vendas despencarem, infelizmente é a falta de interesse mesmo, pois na maioria de vezes você vê alguém reclamar do preço de um livro e correr na primeira loja comprar o último modelo de iphone.
Na verdade é uma questão de escolha. Assim como eu, o leitor voraz quase sempre prefere comprar um livro a um item tecnológico de última geração.
É claro que não estou me furtando a crise sem precedentes que avassalou o Brasil e isso impactou diretamente nos custos de fabricação de livros, que pagam além dos direitos autoras, impostos que vão se acumulando no preço do papel, da tinta, da máquina, do transporte, da distribuição, dos salários e da baixa quantidade de leitores do país. Mas não foi apenas isso que afundou o país. Há mais elementos que passam por uma política pífia e tacanha, mas não entrarei neste mérito aqui.
O Estado priorizou demais a educação no ensino superior, quando o essencial é o período que vai da educação infantil ao ensino médio. É neste período que crianças e adolescentes aprendem não só a ler e a escrever, mas também a gostar de ler e compreender a importância deste ato.
Conheço uma professora que estimula seus alunos de 1º ano a lerem todos os dias. Orienta que estes mesmos alunos leiam livros para as crianças da educação infantil, e o resultado pude ver com meus próprios olhos: crianças que finalizam o primeiro ano lendo e escrevendo sem dificuldade. Eu bato palmas para ela.
É nisso que eu acredito, no fortalecimento da educação de base para formar novos leitores que serão cidadão melhores, mais conscientes e criativos.
Acende-se uma luz no final do túnel e estou torcendo para que seja algo real. No entanto, os frutos precisarão de anos para amadurecer. Mudanças desta natureza não acontecem em um piscar de olhos. Levará anos para que se perceba os resultados em grande escala, mas isso não importa. Devemos ser como os plantadores de oliveiras, que muitas vezes não veem o fruto, mas sabem que seus filhos e netos verão.
Mas há algo que se faz urgente: - a sobrevivência de livrarias e as editoras? Eu creio que nós, amantes dos livros, precisamos nos concentrar em ajudar a manter estes paraísos que nos dão prazer, conhecimento e por que não dizer, amor.
Que as editoras continuem a estimular os blogs a escrever sobre seus lançamentos, e para isso enviem livros como estratégia de marketing. No entanto, nós blogueiros também precisamos nos conscientizar e comprar os lançamentos daqueles escritores que já conhecemos e se tornaram nossos prediletos.
Que a meta seja adquirir pelo menos um livro por mês, em uma livraria física de preferência. Que possamos usar nossas redes sociais para publicar mais livros e menos selfies. Que nossas fotos usem hashtags #AmoLer  #ApoioLivrarias etc.
É importante lembrar que um livro é a própria essência da vida. Com ele viajamos para lugares que não conhecemos, vivemos a vida de outras pessoas, nos inspiramos, choramos, amamos e principalmente, usufruímos desta fonte inesgotável de conhecimento. Um  único livro nos ajuda a ser cidadão de melhor qualidade.

Feliz 2019 e Feliz Livro Novo.

Imagem do blog Cidadania Ecológica
Imagem: http://cidadaniaecologica9.blogspot.com/2010/11/arvore-da-oliveira-expressao-humana.html

Comentários

  1. Minha amiga Soraya, como lamento em concordar contigo no seu artigo. O interesse pela leitura desapareceu quase que completamente. Eu, neste final de ano e ainda me encontro nesta situação, estava precisando honrar alguns compromissos financeiros, a ainda preciso, e para tanto, pensando em conseguir algum valor, coloquei à venda toda minha biblioteca, que hoje, entre livros novos e usados tenho cerca de 600 volumes. Bem, fazendo uma promoção maluca, que me doeu no coração (força de expressão) fiz uma promoção para vender qualquer livro por R$ 10,00, condicionado à compra de pelo menos 05 exemplares. Apesar de ser uma promoção que considero absurda e te-la divulgado em mais de 50 grupos do Facebook, consegui realizar somente 03 vendas e 21 livros. Ninguém se interessa e isto é tão triste. São Carlos, que é uma cidade universitária, esta com duas livravias funcionando e nenhum SEBO. Que o tempo conserte...
    LUIS ANTONIO

    ResponderExcluir
  2. Talvez este comentário não tenha a mesma força do comentário anterior, pois o mesmo acabou se perdendo, mas tenho que concordar contigo sobre a falta de interesse do publico em geral pela leitura de livros. Vou citar uma situação que estou vivendo no momento. Por problemas financeiros, resolvi vender parte da minha biblioteca, hoje com uns 600 livros. Fiz uma campanha no final do ano, a partir do dia 10 de dezembro, colocando preço único em qualquer livro da minha estante por R$ 10,00, com condição de comprar no minimo 05 volumes. Fiz apenas 03 vendas e 21 livros. Considerando São Carlos uma cidade universitária, com Campus da USP e da UFSCAR contando com mais milhares de estudantes, é de ficar indignado ter na cidade somente 03 livrarias e nenhum sebo funcionando. Que o novo governo mude a forma da população ver os livros. Abraços
    LUIS ANTONIO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por comentar Luís. Essa mudança tem que vir da escola e da família. O Luisinho é um exemplo de como uma atitude da família pode mudar para melhor a vida de uma criança/adolescente.
      Bjsss

      Excluir
  3. Oi, Soraya.
    Sempre admirei a sua inteligência e um post como esse mostra a sua maravilhosa visão crítica! Sou sua fã!
    Infelizmente a crise nas livrarias não é algo novo. Há anos vemos lojas fechando, vazias... Além da crise econômica óbvia que você destacou, o pior que eu vejo é a crise moral dos leitores!
    Nunca vi tanto interesse por livros como nos últimos tempos! A cada dia surgem novos blogs, canais no youtube e perfis no instagram dedicados a livros. As estatísticas no Skoob mostram que as pessoas estão lendo cada dia mais... E por que as livrarias estão fechando?! Porque as pessoas querem ler, mas querem ler de graça! Baixam livros piratas a rodo e não dão a mínima para quem trabalhou na produção desses livros, para quem vende e para quem depende desse mercado!
    Mais do que estimular as crianças a lerem, temos que estimulá-las a serem honestas, acima de tudo!!
    Um grande beijo da sua amiga literária,
    Camila - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou Camila, como sempre seu comentário foi correto. Você tem toda a razão quando fala sobre a crise moral. Eu me assusto todas as vezes que escuto alguém dizer que baixou um livro pirata. Triste, lamentável. Como escritora com livros auto publicados sei quanto custa e tenho uma noção dos valores que as Editoras dispendem para colocar um livro no mercado.
      Se não fizermos algo agora, fico com medo do que virá.
      Bjs

      Excluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores