Pular para o conteúdo principal

PARIS É UMA FESTA


Autor:  Ernest Hemingway
Editora: Bertrand Brasil
Número de páginas: 236
Avaliação do Prosa Mágica: Divino
                       

“Se você quando jovem teve a sorte de viver em Paris, então a lembrança o acompanhará pelo resto da vida, onde quer que você esteja, porque Paris é uma festa ambulante.”

Por alguma razão que não sei explicar, amo a década de vinte do século passado. A informalidade “formal” que viviam os escritores, poetas, pintores e músicos. Uma década de efervescência cultural e profundas transformações do mundo, da arte e da forma como se pensava. Cada uma de suas obras parecem trazer um frescor do novo que se perpetua até os dias de hoje.
Paris é uma Festa, do escritor norte americano Ernest Hemingway é um diário desta vida. O autor nos fala de sua primeira fase em Paris, cuja pobreza financeira é evidente, mas com uma vida rica culturalmente e extremamente profícua em publicações.
Hemingway relata seus encontros com escritores como Miss Stein, Ezra Pound, Evan Shipman, Scott Fitzgerald dentre outros. Escritores de grande talento, que nos escritos do autor, se apresentam como pessoas comuns, quase iguais a qualquer um de nós.
Eu digo quase, por que a produção de obras de cada um deles dariam posts aqui para mais de anos.
Sem dúvida o encontro mais contundente foi com Scott Fitzgerald. A sensação que a leitura nos proporciona é que Ernest se transformou por inteiro ao se deparar com o estranho Scott.
Os relatos de Hemingway são vivazes, detalhistas, nos informam e ao mesmo tempo nos deixam curiosos para conhecermos mais, para que a pequena indiscrição do autor nos forneça tudo o que queremos saber.
Ler “Paris é uma festa” é quase um passeio por uma Paris que já não existe, cujos ecos históricos podem ser sentidos em suas ruas, cafés, praças, parques, construções e no rio Senna.
Ermest nos dá uma chave para compreender o porquê da década de 20 ter sido um dos momentos mais férteis do século passado.
Brindando com vinho tinto, branco ou champanhe, Paris é realmente uma festa que nos permite uma viagem, sem volta, a um joie de vivre que o século 21 nos tirou em meio a sua tecnologia e excesso de informação.
Jamais teremos a “elegance” desta época. Um brinde a Paris!

Mini Biografia
Ernest Miller Hemingway nasceu em 1899, em Oak Park, Illinois (EUA). Trabalhando como repórter, Hemingway alista-se no exército italiano em 1916 e é gravemente ferido na frente de batalha. Ao deixar o hospital, passa a trabalhar como correspondente em Paris.
Em 1954 ganhou o Nobel de Literatura. Em 1961,  Hemingway suicidou-se em sua casa de Ketchum, em Idaho.

Comentários

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores