Pular para o conteúdo principal

A Filha do Reich

Autor:  Paulo Stucchi
Editora: Jangada
Número de páginas: 416
Ano de Lançamento: 2019
Avaliação do Prosa Mágica:  10
                       
Vamos começar esta resenha com a sinopse:

“Ao receber a notícia da morte de seu pai Olaf, um ex-soldado alemão refugiado no Brasil , Hugo Seemann viaja à Serra Gaúcha para cuidar do funeral. Contudo, o que parecia ser uma mera formalidade de despedida a um pai que nunca conhecera de verdade, torna-se uma jornada ao passado e aos horrores da Alemanha nazista. Durante o funeral, Hugo recebe a visita da jovem Valesca Proença, que lhe mostra uma carta enviada por Olaf à sua mãe, contendo estranhas revelações que contradizem tudo o que achavam que sabiam a respeito de seus respectivos pais. Buscando desvendar esses antigos segredos há muito enterrados, eles partem para Colônia, onde descobrirão suas origens e o passado sombrio de Olaf. Uma trama envolvendo amizades, traição, morte, amor e milagres que uma obscura organização surgida na época do Terceiro Reich fará de tudo para manter em segredo, na intenção de encobrir a verdadeira identidade sobre uma criança conhecida somente como... A Filha do Reich.”

As hábeis mãos de um escritor podem transformar um assunto árido em algo empolgante, recheado de emoções fortes e sinceras. Paulo Stucchi consegue isso e muito mais em seu livro A Filha do Reich, publicado pela editora Jangada.
Paulo colocou a história e a visão de um soldado nazista nos olhos de personagem dos dias de hoje, Hugo, um publicitário que começa a descobrir sob o passado do pai apenas depois de sua morte. E, esta forma de narrar os fatos humaniza a história.
Não estamos acostumados a pensar nos nazistas como seres humanos. Na maior parte do tempo nos referimos a eles como monstros (e realmente foram), no entanto nos esquecemos de que houve pessoas dentre eles que foram obrigados a fazer aquelas barbaridades, e que em alguns casos, tentaram salvar inocentes daquele holocausto inimaginável. Oscar Schindler foi um deles.
A Filha do Reich é repleta destas surpresas, destes pontos de vistas inusitados, de uma ambientação perfeita nos detalhes, de personagens bem delineados que não são idolatrados em nenhum momento, mas apresentados como seres humanos.
Encantei-me com a escrita fluente, com o toque de thriller empregado pelo autor, que nos prende da primeira a última linha sem que consigamos respirar.  
É nítido que Paulo Stucchi fez uma pesquisa detalhada para escrever o livro, e talvez seja exatamente isso que nos deixa encantado e perplexo com os detalhes.
É uma leitura que eu recomendo em todos os sentidos, mas o principal deles é a reflexão. Os fatos reais deste livro não podem acontecer nunca mais, e para isso precisamos nos lembrar constantemente de onde o “ser humano” pode chegar quando troca sua humanidade pelo poder.
Paulo Stucchi está de parabéns pela sua criatividade e habilidade em nos fazer refletir sobre isso.

Comentários

  1. Paulo Stucchi30/8/19 9:52 AM

    Obrigado pelas palavras, Soraya! Saudações!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores