Pular para o conteúdo principal

10 Dicas para criar um blog de qualidade sem perder a calma

Foto: Wokandapix

Fazer um blog virou moda? – Não sei se poderia dizer isso, mas o fato é que eles estão por toda a parte, sobre todo tipo de assunto e com qualidades variadas que vão daqueles que “não fariam falta nenhuma se não existissem” até aqueles que servem como referência para quem busca informações sérias.

Quando criei o meu primeiro blog não existiam todos os recursos que temos hoje, e não havia muita coisa diferente. Blog era sinônimo de diário público.

Com o tempo, os blogs (boa parte deles) assumiram o papel de veículos de comunicação, com um texto mais solto, uma conversa mais próxima do leitor.

Hoje você encontra blogs de todos os assuntos, qualidades. Alguns têm tanto anúncios que dificulta a leitura no celular e no tablet (Não desista deles se o assunto te interessar. Leia no computador). Outros são mais específicos, com uma publicação por semana, mas com muita profundidade.

Eu tenho os meus prediletos. Sempre dou uma lida neles, mesmo que a vida corrida não me permita fazer comentários em todas as postagens. Vou colocar o link de alguns no final do texto.

O que eu percebi, e agora falando de blogs literários, é que não dá para ler 5 livros por semana e escrever um bom texto para todos eles. Isso é loucura. Nem os colunistas de livros dos jornais fazem isso.

Se você quiser escrever bem é preciso ler,  e a leitura tem que ser um ato de prazer. Ler por ler, somente para publicar uma resenha não faz sentido, falta emoção, falta envolvimento.

Então, vou passar aqui 10 dicas para você fazer um blog. Essas dicas servem para blogs de qualquer assunto. Vamos lá?

1 - Se você vai iniciar um blog de resenhas, tenha em mente que você não tem a obrigação de publicar todos os dias.  Na proporção reduza a quantidade de resenhas e aumenta a qualidade do texto.

2 – Leia os livros que você gosta e não os que estão no topo de vendas ou foram recém-lançados. Quanto mais prazer você tiver na leitura, maior envolvimento você conseguirá de seu leitor.

3 – Não se preocupe com as parcerias. Elas irão aparecer se você tiver um texto de qualidade e se suas publicações tiverem conexões com os interesses da editora. Isso aconteceu comigo quando uma editora me propôs parceria por conta de uma resenha escrita sobre uma de suas publicações. E acontece com alguns autores que me enviam livros diretamente.

4 - Estude português. Tenha em mente que você nunca conhecerá a língua o suficiente para deixar de consultar um bom dicionário ou rever aquele tópico de gramática.

5 – Leia blogs literários – isso é muito importante - mas não se compare com eles. Nunca faça isso.

6 – Publique suas ideias, cometa erros, corrija, melhore e continue fazendo isso sempre. Quem escreve sabe que a perfeição não existe. O leitor gosta de ver que o blogueiro é um ser humano e que evolui com o tempo.

7 – Texto tem que ter começo, meio e fim. Então faça uma boa introdução, desenvolva o texto detalhando tudo o que quer dizer, mas não se esqueça de que os parágrafos na internet não podem ser muito longos. Finalize com uma boa conclusão, envolva o leitor para que ele leia o livro e depois comente com você.

8 – Outra coisa importante. Se você quiser se diferenciar ao publicar resenhas pesquise muito. O livro se passa onde? (Você pode falar um pouco sobre o lugar onde a história acontece, pode publicar fotos.) Tem alguma comida especial? (Você pode publicar um foto da comida, ou até mesmo fazer em casa e depois contar como foi sua experiência culinária). Perceba que não dá para fazer isso lendo no modo scanner e com metas insanas de leitura.

9 – Procure blogs internacionais, principalmente os Ingleses e os Alemães. São povos que gostam muito de ler e os textos geralmente são aprofundados. (Seu navegador tem sempre a opção de tradução)

10 - E por último, se você iniciar um blog, não se esqueça de me enviar o link. Vou adorar ler o que você escreve e com certeza vou comentar.

Agora, mãos a obra. Crie seu blog, descubra suas próprias regras e nunca se esqueça de que cada blog e cada blogueira é um ser único. Você não deve nunca se comparar ou menosprezar o trabalho de outra pessoa.

Boa sexta e aproveite para ler e comentar nos blogs.

 

Lista de alguns Blogs que eu sigo:

LeitoraCompulsiva (Blog Literário)

Clubede Autores (Blog para escritores)

FineMarketing (Blog de marketing com textos deliciosos)

Lendoe Escrevendo (Assuntos variados)

LC Agência de Comunicação (Blog voltado para os escritores, com dicas de livros)

Goodreads (Literatura – Não é exatamente um blog)

Cristinasanders’blog (Resenhas literárias)



Comentários

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores