Crédito da foto: L’Ecritoire
Todas
as boas histórias começam com um Era uma vez, a palavrinha mágica que
nos leva a outros mundos. Eu amo estes começos e gosto muito de usar nos fatos
que acontecem na realidade, porque muitas vezes eles são tão surreais, que
merecem iniciar assim.
Era
uma vez uma semana repleta de planos e projetos. Eles saiam do papel como água,
e o dia possuía mais de 24 horas, sem dúvida. Isso aconteceu na semana que
passou.
Gosto
de contar que tenho certa paixão por Clubes
de Leitura e Reading Circle
(Círculo de leitura). Semana passada um Círculo
de Leitura saiu do papel e foi para a vida real. No próximo dia 24 teremos
um. O legal deste Círculo é que será realizado em um bairro carente deste tipo
de evento. A ideia é movimentar culturalmente as pessoas.
Evento
aprovado, livro escolhido, divulgação feita acabo sempre pensando em alguns
detalhes que sempre podem enriquecer mais o encontro. Sabe aquele cafezinho
quentinho esperando o leitor? É tão bom chegar a um lugar e ser recepcionado
assim.
Não
contente com a ideia do café, queria algo mais e uma ideia muito boa surgiu à
mente: - Vou ligar na editora e pedir marcador de página do livro. Não serão
muitos, 20 seriam suficientes. Caso a Editora não tenha, valeu à tentativa.
Hoje
em dia todos já perceberam que a maneira mais fácil de falar com alguém é pelas
mensagens, então corro no Instagram da Editora e mando um Direct mais do que
bem explicado. Eu já tinha enviado um para eles informando sobre a resenha que
publiquei aqui no blog.
Ansiedade
a parte, seria muito bom poder dar para os participantes um marcador de página
do livro que iremos discutir. As pessoas guardam com carinho sempre, já percebi
isso.
A
resposta não demorou.
“-Ola
Soraya, como vai?
Não
temos marcadores de página.”
Assim,
exatamente desta forma, um gigantesco e grosseiro NÃO, sem mais delongas.
Refleti
sobre a “falta de marcadores de página”. Na verdade, ninguém é obrigado a fazer
um marcador para cada livro que publica, seria inviável financeiramente. O que
eu reflito é a “falta de marcador” de comunicação.
Em
todas as editora que fiz contato, sempre fui recebida com um sorriso (Até hoje).
Recebi muitos nãos, mas todos eles absolutamente acolhedores. Imagine só o que
é mandar um original para uma editora avaliar e ficar esperando três meses pela
resposta! Eu sempre recebia um e-mail gentil, super explicativo e de portas
abertas.
Minha
experiência do marcador de página foi absolutamente frustrante para não dizer
irritante. Não é crime não ter o item solicitado, mas quem cuida das redes
sociais precisa ter o cuidado, saber se comunicar, “prender” o consumidor para
que ele continue a seu lado. Antes de ser escritora eu já era publicitária, e
sei do valor da boa comunicação.
É
como os textos que publico aqui. Sempre penso 10 vezes antes de apertar a tecla
“publicar”. Você precisa ser empático, pensar em quem lê, perceber se o seu
texto passa claramente a mensagem, observar se você não está fechando questão.
Eu
sempre falo para meus alunos de texto
criativo a nunca começarem uma resposta com não. Há tantas formas de ser
fazer isso como, por exemplo, agradecendo o interesse, se colocando a
disposição para outros contatos, oferecendo algo no lugar daquilo que foi
solicitado, uma lista verdadeira de opções simpáticas e marqueteiras.
Se
você quer se comunicar melhor, coloque-se no lugar do outro e seja criativo na
resposta, sob pena de perder este consumidor/pessoa para sempre. Pense nisso
nas suas relações comerciais e pessoais. Avalie sua postura e faça acertos, não
tenha medo de mudar.
Boas
comunicações e que o seu “marcador de final de semana” seja criativo, empático
e comunicativo.
Crédito da Foto: L’Ecritoire Site que vende Marcadores de Páginas com Flores prensadas. (Lindo!!!)
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