Pular para o conteúdo principal

Para olhar estrelas


Eu era muito pequena quando meu pai me mostrou as estrelas. Quantos anos eu tinha? Quatro, cinco anos, sei lá, mas lembro-me como se fosse hoje.  Nós dois sentados em uma mureta, em frente a uma fábrica na rua onde morávamos no bairro do Limão.

Foi um instante mágico ver todas aquelas luzinhas brilhantes, há uma distância tão grande que minhas mãozinhas não poderiam tocar que apenas meus olhos podiam alcançar de leve.

A menina que olhava aquele bordado noturno não via as fadas, as bruxas, os deuses que a embalavam nas histórias de ninar, era uma garotinha que estava vendo pela primeira vez a ciência.

Na força daquele momento a criança que existia em mim não compreendia a grandeza de tudo, pois como criança meu mundo  era os pais , o irmão bebe e ela mesma.  

Aquele pequeno piscar de estrelas, pontuado pelo meu pai, trouxe mais que a pura poesia, a vida da garota que eu era seria para sempre marcada pela ciência.

Papai, afeito a ciência, alguns anos depois em uma cozinha toda rosa, tão rosa de mergulhar em sonho, espetou uma laranja em frente a uma luminária. Eu e meu irmão, um pouco mais velhos, assistíamos fascinados ao espetáculo da Terra-laranja girando em frente à luminária-sol. Era o dia e a noite que se sucedia em um Universo cor de rosa.

Nunca duvidei que a Terra é redonda.

Compreender os fenômenos naturais não tirou de meus olhos e coração a poesia, muito pelo contrário. Um por do sol, o transcorrer das estações, o brilho das estrelas a olho nu, as fotos do Universo tiradas pelos telescópios Hubble e James Webb, o profundo azul da Terra vista da estação espacial e o fato da Terra ser uma grande bola que flutua em um espaço ainda desconhecido, tudo é motivo para amar muito mais o meu entorno. A vida, meu caro leitor, é pura poesia e quando você começa a entender os mistérios, ela passa a ser mais especial e bela.

Meu pai tinha pouco estudo. De família muito humilde sempre precisou trabalhar muito para sobreviver. Queria ser jogador de futebol, teria sido da turma do Pelé, mas naqueles tempos jogar futebol não enchia a barriga de ninguém.

O que ele tinha de especial?

A vontade de conhecer, a busca de informação, porque ele sabia que dinheiro não compra conhecimento, não é o estudo que vai determinar quem você será, é a sua vontade de buscar, de conhecer, de não se contentar.

As estrelas brilham para todos. Na mansão, no Castelo, no barraco das favelas, em todos os continentes, bastar olhar. Só não vê estrelas quem vive em uma caverna. Platão?

O caminho do conhecimento é algo muito pessoal. Família, escola, ambiente onde se vive não é determinante para quem você deseja ser.

Então a mulher de hoje se encontra com a menina que viu as estrelas pela primeira vez, e a cada novo encontro um brilho  ilumina o caminho.

Sinto, no fundo do coração, que minha obrigação, doce obrigação, é seguir passando todo esse amor pela busca do saber. Recebi isso dos meus pais e não posso deixar parar em mim.

Menina, adolescente e mulher que um dia será uma idosa que sairá por aí ouvindo estrelas.

- É certo perder o senso?

Sim, mas não perca nunca o comum, aquele que pertence à ciência.

Olho, ouço, sinto, compreendo e faço significação

 

Bom final de semana, e se puder, pare para ouvir as estrelas.

 

Foto: Sem crédito. Fruto de pesquisa Google.

Caso você conheça o autor, por favor, me informe para que possa dar os devidos créditos.

Comentários

  1. Querida mulher, jovem, criança... Escritora e amiga.
    Você é tão encantadora falando das estrelas, da Terra - laranja e de seu pai inteligente , que me lembrou muitos momentos com o meu pai.Tivemos a ventura de termos pais que buscavam o conhecimento e nos incentivavam ao estudo. Um beijo no 💖.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que leio todas suas publicações, muitas vezes comentando trabalhos de outros escritores, embora sempre tenha um toque da sua sensibilidade, mas este texto sobre as estrelas você se superou. Me levou de volta a minha infância, que era normal ficar às noites sentados na frente da casa observando as estrelas e sonhando com um mundo imaginário e tentando entender, como criança, como as estrelas brilhavam, se não tinha perigo da lua cheia cair sobre nossa casa. Foi um festival de boas lembranças. Obrigado por permitir isso aos seus leitores. Abraços, Luis

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores