Pular para o conteúdo principal

Durma bem


        Uma manhã dessas, eu acordo e ligo celular. No WhatsApp uma mensagem: “Durma bem. Gosto muito de você.” Na sequência uma música belíssima. Sorriso nos lábios e coração aquecido, sigo para viver mais um dia feliz.

- De quem era a mensagem?

Amigo muito especial, que sempre apronta uma surpresa deliciosa. Surpresas que iluminam o dia preenchendo a vida com o carinho e a gentileza.

O gesto me fez pensar na gentileza, na atitude que não custa nada, mas que pode modificar a vida de uma pessoa. Um olá com sorriso no rosto, um obrigada para a moça que limpa a rua, um braço amigo para que alguém com dificuldade de locomoção atravesse a rua e outros pequenos atos que se destacam pela nobreza de alma e pela delicadeza de espírito.

Gentileza vem de todos os lados e precisa ser espontânea, não deve ser planejada. Precisa vir de dentro, lá do fundo de nossa alma, assim como as mensagens que recebo deste amigo tão querido.

Hoje em dia parece que a gentileza virou apenas uma palavra do dicionário, localizada na letra G, ao lado de outras como: gente, gentil, gesto, genuíno. Opa! Dá para construir uma frase gostosa apenas com estes vizinhos da palavra gentileza.

“Gente genuína tem gestos gentis.”

Reflito que a gentileza é a arma mais poderosa contra a violência, contra a depressão, contra o ódio e a desunião. Talvez, quem sabe, o mundo seria bem melhor se a gentileza fosse condição inalienável para ser humano.

Quem pratica a gentileza é uma pessoa atenta, não é indiferente, é cuidadosa com si mesma e com os outros, é delicada e não tem má vontade. É alguém aberta para as outras pessoas. Mas é claro que tudo isso passa necessariamente pelo autoconhecimento, pelo desenvolvimento das habilidades e competências para uma vida plena em sociedade.

Gentileza envolve uma total percepção do outro e de si mesmo, assim como um olhar sistêmico para as coisas, o mundo e o universo. Nela está contida uma mensagem de “preocupo-me com você” “respeito você da forma que é” “sua existência é importante para mim”. Sim, ser gentil é algo que possui profundidade.

Dia 13 de novembro foi o dia da gentileza, mas convenhamos, Gentileza não precisa de data especial, todos os dias são importantes para a prática que nunca levará a total perfeição.

E você, o que pensa sobre a gentileza? Qual é o grau de importância que dá para ela?

Um lindo final de semana prolongado. Que você distribuía gentilezas e torne o mundo um pouquinho melhor.

 

Foto: Cabe um adendo aqui. Apaixonei-me por esta foto que publiquei aqui. Que indícios de grande amizade e gentileza, mas como sempre, não encontrei o autor da foto. Quem souber me avise.

Comentários

  1. A gentileza revela tanto sobre as pessoas! Tenha um ótimo fim de semana prolongado também!

    ResponderExcluir
  2. A cerca de 30 anos fiz uma viagem ao Rio de Janeiro e deparei escrito em lugares públicos centenas ,talvez milhares a frase em letras góticas talvez: GENTILEZA GERA GENTILEZA. A lenda urbana está frase a um morador de rua. Não dá para confirmar a veracidade, mas posso afirmar que está mensagem espalhou pelo país e e muito normal você encontra-la estampada em lugares públicos, camisetas,etc.... Imagine, se a lenda for verdadeira, quão gentil foi este morador de rua com todos que lerem a mensagem? Fantástico isso. Muito gentil de sua parte compartilhar mensagens tão sutis. Bjs amiga.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, as...

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza...

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida ...

Seguidores