Pular para o conteúdo principal

Melhores leituras de 2024


Este ano que está se despedindo foi um ano atípico para os meus padrões de leitura. Li bem menos do que desejava, digo isso de novas leituras, porque fiz muitas releituras de livros do passado e também do passado recente. Dentre elas se encontra a trilogia de O Senhor dos Anéis, lida pela primeira vez em 2001 e que, as 1092 páginas da edição que possuo, sempre serão o top de minhas leituras.

A seleção aqui não exclui os outros livros, muito interessantes, mas os títulos aqui listados tiveram um sabor especial, porque trouxeram algo novo para o meu universo literário. Vamos à lista:

 

Doce Amanhã, de Banana Yoshimoto.

A autora construiu um “livro carinho”, uma história para aquecer o coração. É algo que, mesmo tendo a morte como tema, acaba sendo vida e totalidade. É um livro reflexivo que nos leva a pensar na vida, na importância de cada segundo de nosso viver.

 

Meus dias na livraria Morisaki, de Satoshi Yagisawa.

O livro nos apresenta uma temática interessante, de como lidar com traumas e rejeições através da leitura de livros. Ele fala das das relações humanas que podem surgir através dos livros, das livrarias e da importância de estar junto, de ser acolhido.

 

A Biblioteca da Meia Noite, de Matt Haig. (releitura)

Outro livro com uma temática psicológica, mas aqui você avalia a importância dos caminhos que segue, das escolhas que faz. O interessante de a Biblioteca da Meia Noite é a forma como Matt Haigo nos faz pensar que qualquer escolha terá bons e maus momentos. É uma história impactante que sempre irá merecer uma releitura.

 

5 lições de Storytelling, fatos ficção e fantasia, do James McSill.

Storytelling meio que virou moda hoje em dia, todo mundo fala e coloca o tema nas situações mais estapafúrdias que se pode imaginar. Não é o caso de James McSill, que sabe do que está falando, que tem a simplicidade de um bom professor. Este livro me encantou pela forma como ele conduz o aprendizado do tema. Valeu a pena ler e valerá cada releitura que fizer dele.

 

A Visão Sistêmica da Vida, de Fritjof Capra e Pier Luigi Luisi.

Este foi um livro complexo de se ler. Fritjof Capra é um mestre em tudo o que escreve, mas A Visão Sistêmica é algo tão novo que você precisa ler aos pouquinhos, como uma homeopatia. Iniciei a leitura deste livro em 2023 e só agora conclui. Foi uma leitura que me fez rever minha visão sobre determinados acontecimentos. Deveria ser obrigatória para quem quer compreender os dias de hoje.

Comentários

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, as...

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza...

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida ...

Seguidores