Pular para o conteúdo principal

Clubes de Leitura e os quatro pilares da educação


Sabe aquela história de que "ler é poder"? Pois pode ter a certeza que é isso mesmo. E sabe quem está embasando esta afirmação? - A UNESCO, que em 1999 estabeleceu os quatro Pilares da Educação. Tipo um manual para uma educação completa. E adivinha quem se encaixa direitinho nessa forma de ver a educação? - Os Clubes de Leitura.

Pense em um aprender a conhecer completo e dinâmico? Nos clubes de leitura, os participantes se jogam em livros diferentes, descobrem autores e temas que nem imaginavam que existia. É como abrir um mundo novo a cada página!

E aprender a fazer? Nos clubes, os participantes desenvolvem habilidades de comunicação, expressão de ideias, argumentação e trabalho em equipe. A interação e o debate sobre os livros estimulam a criatividade, a capacidade de resolução de problemas e a busca por soluções em conjunto.

Aprender a conviver? Ah, os clubes de leitura são espaços de encontro e diálogo entre pessoas de diferentes origens, experiências e opiniões. A troca de ideias e o respeito às diversas perspectivas promovem a compreensão, a empatia e a construção de laços sociais.

E o tal de aprender a ser? Ah, a leitura nos clubes nos inspira, nos faz refletir sobre a vida, sobre nossos valores. É como se  nós nos conhecessemos melhor a cada livro. A participação em clubes de leitura contribui para o fortalecimento da identidade, a descoberta de novos interesses, a reflexão sobre valores e a construção de um projeto de vida. A leitura e a interação com outras pessoas inspiram e motivam o desenvolvimento do potencial de cada um.

Resumindo,  os Clubes de Leitura são um poderoso instrumento para a promoção dos quatro pilares da educação. Eles oferecem um espaço de aprendizado dinâmico, interativo e transformador, onde os participantes têm a oportunidade de expandir seus conhecimentos, desenvolver habilidades, construir relações significativas e se tornarem seres humanos mais completos e conscientes.

Além disso, os clubes de leitura podem ser uma ferramenta importante para a promoção da inclusão social, o acesso à cultura e a valorização da leitura como fonte de prazer e conhecimento. Ao reunir pessoas de diferentes idades, origens e experiências, os clubes de leitura podem contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e humana.

Então, se você quer turbinar sua educação e se divertir ao mesmo tempo, participe de um Clube de Leitura! Você não vai se arrepender!

Um ótimo final de semana e boas leituras!

 

Crédito: Imagem gerada por Inteligência Artificial.

Comentários

  1. Nunca participei de um clube de leitura. Num primeiro momento por falta de interesse e depois por falta de oportunidade, mas qualquer grupo de pessoas que se reunem em prol de um bem comum, deve ser respeitado. Parabéns pelo seu texto. Abs. Luis Antônio

    ResponderExcluir
  2. Não participei de nenhum Clube de Leitura mas pelo que li deve ser muito bacana 👍

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

A princesa dos olhos tristes

Se vocês me permitem um pequeno comentário intimo, há uma “mania” na família de minha mãe de colocar nome de princesas nas filhas. Naturalmente começou com a minha, que me batizou de Soraya (em homenagem a princesa da Pérsia, Soraya Esfandiary Bakhtiari), depois minha prima batizou sua filha de Caroline (Homenagem a filha da belíssima Grace Kelly, rainha de Mônaco) e alguns anos depois, meus tios colocaram o nome de Anne (princesa da Grã Bretanha), em minha prima. Então é fácil imaginar que vivemos em clima de “família real” boa parte de nossa infância e adolescência. Mas, de todas as histórias reais, a que mais me intriga e fascina é a da princesa da Pérsia, por ter sido uma história de amor com final infeliz, mas não trágico. Soraya foi a esposa e rainha consorte de Mohammad Reza Pahlavi, Xá da Pérsia. Conheceram-se na França, na época em que Soraya fazia um curso de boas maneiras em uma escola Suíça. Logo ela recebeu um anel de noivado com um diamante de 22,37 quilates. O casamento ...

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, as...

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza...

Seguidores