Pular para o conteúdo principal

Jane Austen: A Rainha do romance que Conquistou o Mundo Digital.


Ah, Jane Austen! Se você acha que ela é apenas uma figura em um retrato empoeirado, melhor preparar-se para uma viagem no tempo – ou melhor, para uma atualização no seu feed! Nascida em 1775, essa autora britânica não apenas capturou a essência da sociedade de sua época, mas também lançou as bases para o que consideramos literatura moderna. E quem diria que suas obras estariam mais vivas do que nunca no mundo atual?

Imagine só: enquanto os influenciadores do Instagram estão lá, postando selfies e dicas de moda, Austen já estava desbravando o universo dos relacionamentos, dos dilemas da classe social e da busca pela felicidade. Com personagens como Elizabeth Bennet e Mr. Darcy, ela nos ensinou que o amor pode ser complicado e que, às vezes, uma boa dose de ironia é o melhor remédio.

Se Darcy fosse um influenciador hoje, provavelmente teria um podcast chamado "Amor e Orgulho", onde discutiria suas aventuras românticas com um toque de sarcasmo.

Imagine se Lydia Bennet não tiraria aquelas famosas fotos de Instagram, no espelho do banheiro fazendo biquinho? Ou então estaria concorrendo a um prêmio em dinheiro se trancando na casa “mais famosa” do Brasil!

E não é só isso! As redes sociais estão repletas de memes que fazem referências a suas obras. Jane Austen se tornou um verdadeiro ícone de cultura pop, e isso é só o começo.

Além disso, sua habilidade em explorar questões de gênero e classe é mais relevante do que nunca. Em um mundo onde o feminismo e a igualdade estão em pauta, as mensagens sutis e muitas vezes audaciosas de Austen sobre a autonomia feminina e o desejo de ser mais do que uma mera "dama à espera" ressoam profundamente até os dias de hoje.

Austen também é uma das precursoras do que hoje conhecemos como literatura romântica. Seus romances são como o vinho: quanto mais velho, melhor. Eles nos ensinam que a complexidade das relações humanas é atemporal, e que, no fundo, todos nós somos um pouco como seus personagens – cheios de falhas, esperanças e um toque de teimosia.

Que tal explorar um pouco deste mundo Austen nos livros. Agora, se for rolar a tela do seu celular, lembre-se de que ela não é apenas uma autora clássica, mas uma verdadeira trendsetter da literatura. A rainha do século XVIII continua a nos inspirar e a nos fazer rir, mesmo séculos depois. E, convenhamos, precisamos de mais Austen e menos drama em nossas vidas!

Um final de semana recheado de bons livros, vinho e boa companhia.

 

Fotos: Cenas do Filme Orgulho e Preconceito de 2005

Comentários

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, as...

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza...

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida ...

Seguidores