Pular para o conteúdo principal

Luar e o Encantamento da leitura


Retorno ao Sexta de Prosa com uma homenagem a uma amiga que faleceu recentemente. Um ser humano que fará muita falta entre nós, mas que agora segue sua trajetória rumo ao infinito.

Deise nos deixou muitos ensinamentos, muitos momentos bons, muitos risos e reflexões, mas tem um momento em específico que a meu ver foi extremamente marcante, pela sua profundidade de ser e do Ser.

Até o ano passado eu coordenava um Clube de Leitura aqui no bairro onde moro. Éramos poucos, mas as conversas sempre extrapolavam o tempo e o esperado.

Dá última vez que Deise pode participar do Clube, o tema de nossa conversa era o conto Luar, do autor Guy de Maupassant. Para quem não conhece, Maupassant foi um escritor francês que abordou temas como a loucura, o medo e a angústia e que tinha uma habilidade impar em nos colocar dentro de suas estórias.

Em Luar, o autor nos apresenta um padre de ideias rígidas, quase um fanático pelo entendimento que possuía sobre moral. De repente ele se vê confrontado pela sobrinha em suas ideias morais, e ao sair de sua residência, em uma noite de luar, ele se vê inserido em um encantamento que o faz questionar sua rigidez e o leva a encontrar Deus nesse momento.

O texto é belíssimo. Maupassant tem uma habilidade em descrever o luar e suas sutilizas que você acompanha visualmente o conto.

No encontro que tivemos para falar do conto, Deise estava tomada de tal encantamento pela estória que nos levou a uma viagem não só com a releitura coletiva do conto, mas também através de suas reflexões filosóficas que também nos inebriaram ao longo das duas horas em que estivemos lá.

Lembro-me das expressões, dos comentários que ela pintava como um quadro, tal artista que era das palavras. Confesso que ao ler o conto pela primeira vez achei interessante, mas ao ouvir minha amiga passei a ver nele aspectos e camadas que nunca imaginaria sozinha.

Isso me faz refletir sobre o poder que as palavras exercem em cada um de nós, e o quanto a troca de ideias sobre a literatura pode nos enriquecer a ponto de transformar completamente o ponto de vista sobre um texto e consequentemente sobre a vida.

Minha amiga ficou encantada com a leitura e isso trouxe algo muito bom para ela. O encantamento dela nos trouxe alegria e muito conhecimento. Penso que compartilhar ideias sobre leitura nos traz a mesma experiência do padre do conto. Abrimos as portas de nossa mente para um “luar”, e quando o observamos e nos deleitamos ficamos com duas certezas:

O quanto somos privilegiados por ter a literatura como companheira.

E o valor do conhecimento, que ao abrirmos as portas de nossa vontade podemos nos encantar e melhorar como ser humano.

Finalizo minha homenagem a Deise com um trecho do conto:

“Por que aquele desenrolar de encantos que os homens não viam, uma vez que estavam deitados em suas camas? A quem se destinava aquele espetáculo sublime, aquela abundância de poesia lançada do céu sobre a terra?”

Que neste final de semana possamos sair de nossas camas metafóricas e desbravar o novo.

Um lindo e encantador final de semana.

 

Foto: Wallpaper ERHAN DURMAZ

Comentários

  1. Soraya, gosto muito de Maupassant e adoro o luar.
    Como pessoas apaixonadas a Lua me deixa sempre encantada. O texto é
    realmente muito lindo. Que
    sua amiga descanse em paz.
    Cly.

    sua amiga descanse


    sua amiga descanse

    sua amiga descanse em paz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, as...

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza...

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida ...

Seguidores