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O Safado, a Biscate e Eu


Confesso! Fiquei horas olhando a tela do computador até que conseguisse escrever alguma coisa sobre o livro do Fernando Adas.

Em primeiro lugar porque Fernando é alguém muito especial, que faz parte da minha vida (tem uma longa história particular aqui, que não vou contar). Em segundo lugar porque o livro é tão bom que fiquei sem palavras para descrevê-lo. No entanto eu vou tentar.

Tem autores que conseguem penetrar fundo na nossa alma. Suas histórias são tão bem contadas, sua habilidade de nos passar emoções é tão grande, que as palavras saem da página e penetram em nossos corações.

O safado, a biscate e eu fez exatamente isso, as palavras saíram do livro e se alojaram no meu coração e compartilharam boas ideias com o meu cérebro.

Vou explicar: O safado, a biscate e eu é um livro de Casos e Cases de marketing recheados de histórias de vida. Sabe aquele atendimento “meia boca” que você recebe em uma loja?  Fernando coloca como pano de fundo para falar sobre a importância de conhecer o cliente, de fazer um bom marketing, tudo de uma forma divertida, instrutiva e cativante.

Fernando passeia pelo mundo das vizinhas barulhentas, paixões que acabam de vez, músicas marcantes, o filme de Woody Allen, a coxinha de jaca, uma briga e a atendente “sem noção” da padaria que não percebe que o cliente quer o quindim e não outro doce qualquer. Tudo é motivo para refletir e falar sobre o marketing.

No entanto, eu vi muito mais que “motivos para falar de marketing” no livro. Percebo histórias que nos levam a reflexão de vida, a uma radiografia do ser humano do século XXI. E o Fernando, que não é o Sabino, mas é o Adas, faz crônicas, tão habilidosas quanto à de seu xará.

No texto do Fernando há frases incríveis como “mantenha sua relação hidratada”, “feche o zíper da sua marca”, outras que nos remete a um Kafka da comunicação “Na calçada um corpo estendido no chão... uma barata morta, intacta”, ou cenas de uma infância feliz “Achei que seria muito legal sair de casa, caminhar até a rodovia e pegar carona para algum destino incerto.” Todas estas frases, sem nenhuma exceção, acabam nos remetendo ao marketing e a vida, claro.

O Safado, a Biscate e Eu é um livro para ser lido por todos, especialmente para quem tem um pé no marketing e na comunicação. E, mesmo que você não conheça o Fernando, a leitura deste livro te dará o exato tom de voz do autor.

        E, parafraseando o Adas, eu diria: - Se ler este livro não dirija. Você vai precisar de um tempo para que a embriaguez de leitura passe.

Autor: Fernando Adas

Ano: 2022

Editora: SGDZ

Gênero: Não ficção

Páginas: 172

Avaliação Prosa Mágica: 10


Comentários

  1. Como estou proibido de dirigir e gosto de marketing, vou comprar este livro e depois comento.

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    1. Obrigada por comentar. Leia sim, você vai gostar muito. Fernando conseguiu passar conceitos de marketing de uma forma leve e divertida.

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