Confesso! Fiquei horas olhando a tela do computador até que conseguisse escrever alguma coisa sobre o livro do Fernando Adas.
Em primeiro lugar porque Fernando é alguém muito
especial, que faz parte da minha vida (tem uma longa história particular aqui,
que não vou contar). Em segundo lugar porque o livro é tão bom que fiquei sem
palavras para descrevê-lo. No entanto eu vou tentar.
Tem autores que conseguem penetrar fundo na
nossa alma. Suas histórias são tão bem contadas, sua habilidade de nos passar
emoções é tão grande, que as palavras saem da página e penetram em nossos
corações.
O
safado, a biscate e eu fez exatamente isso, as palavras saíram do livro e se
alojaram no meu coração e compartilharam boas ideias com o meu cérebro.
Vou explicar: O safado, a biscate e eu é um livro de Casos e Cases de marketing recheados
de histórias de vida. Sabe aquele atendimento “meia boca” que você recebe em
uma loja? Fernando coloca como pano de fundo
para falar sobre a importância de conhecer o cliente, de fazer um bom
marketing, tudo de uma forma divertida, instrutiva e cativante.
Fernando passeia pelo mundo das vizinhas
barulhentas, paixões que acabam de vez, músicas marcantes, o filme de Woody
Allen, a coxinha de jaca, uma briga e a atendente “sem noção” da padaria que
não percebe que o cliente quer o quindim e não outro doce qualquer. Tudo é
motivo para refletir e falar sobre o marketing.
No entanto, eu vi muito mais que “motivos
para falar de marketing” no livro. Percebo histórias que nos levam a reflexão
de vida, a uma radiografia do ser humano do século XXI. E o Fernando, que não é
o Sabino, mas é o Adas, faz crônicas, tão habilidosas quanto à de seu xará.
No texto do Fernando há frases incríveis como “mantenha sua relação hidratada”, “feche o zíper da sua marca”, outras que nos remete a um Kafka da comunicação “Na calçada um corpo estendido no chão... uma barata morta, intacta”, ou cenas de uma infância feliz “Achei que seria muito legal sair de casa, caminhar até a rodovia e pegar carona para algum destino incerto.” Todas estas frases, sem nenhuma exceção, acabam nos remetendo ao marketing e a vida, claro.
O Safado, a Biscate e Eu é um livro para
ser lido por todos, especialmente para quem tem um pé no marketing e na comunicação.
E, mesmo que você não conheça o Fernando, a leitura deste livro te dará o exato
tom de voz do autor.
Autor: Fernando Adas
Ano: 2022
Editora: SGDZ
Gênero: Não ficção
Páginas: 172
Avaliação Prosa Mágica: 10
Como estou proibido de dirigir e gosto de marketing, vou comprar este livro e depois comento.
ResponderExcluirObrigada por comentar. Leia sim, você vai gostar muito. Fernando conseguiu passar conceitos de marketing de uma forma leve e divertida.
Excluir