Pular para o conteúdo principal

Trono & Ossos – Jornada no Gelo

Autor:  Lou Anders
Tradutor: Jacqueline Damásio Valpassos
Série: Tronos & Ossos
Editora:  Jangada
Número de páginas: 344
Ano de Lançamento: 2016
Avaliação do Prosa Mágica:  9+


A primeira resenha do ano sempre tem um toque especial, um certo mistério, pois acredito que ela determine o ritmo do ano de leituras que irá iniciar. Quase sempre minhas resenhas do inicio de janeiro são as últimas leituras do ano anterior, que eu deixei para publicar depois das festas, datas que ninguém lê nada na internet. Jornada no Gelo, da série Trono & Ossos, do autor norte americano LouAnders fechou 2016 com chave de ouro.
Lou Anders criou uma ficção medieval recheada de dragões, guerreiros, gigantes, anões e criaturas estranhas como os wyverns, serpentes aladas que são encontradas na heráldica europeia. A série Tronos & Ossos cria um mundo fantástico, quase fílmico, cuja leitura flui de maneira prazerosa e fácil.
Jornada no Gelo, o primeiro livro da trilogia, apresenta dois adolescentes de 12 anos completamente diferentes:- Thianna, metade humana e metade gigante do gelo, que pela sua pouca estatura para os gigantes a faz se sentir deslocada naquela comunidade. Thianna é filha de uma humana Talaria, que roubou um estranho chifre que tem poderes especiais, e é o estopim para a perseguição implacável que se abate sobre Thianna.
Já Karn é um Norrønir, cujo pai é um grande e respeitado fazendeiro (hauld). No futuro Karn deverá se tornar um hauld, mas hoje ele só pensa em jogar Trono & Ossos, o que gera um certo desgosto em seu pai.
Karn e Thianna são levados pelos seus país, pela primeira vez, para uma grande feira de comércio. Lá eles se conhecem e se aproximam. O que eles não sabem é que uma sucessão de acontecimentos os levará em uma jornada de aventuras e perseguição, na qual deverão testar não só sua coragem, mas sua força de amizade. E, é só neste resumo. Contar mais seria estragar a surpresa.
É um livro delicioso de se ler. Fluido, sem grande floreios linguístico, mas com muita ação e magia, exatamente na medida certa para adolescentes e crianças.
Thianna e Karn são personagens simpáticos, leves e reais. Adolescentes que se sentem desajustados em uma sociedade que cobra deles o comportamento repetitivo dos velhos costumes.
Lou Anders não construiu um herói, mas pessoas comuns, o que é um alívio nesta enxurrada de livros que transformam mulheres em heroínas irreais.
A edição está primorosa, e mais uma vez a Editora Jangada está de parabéns. Revisão impecável, impressão de qualidade e, uma supresa no final, uma espécie de manual de instruções para que você possa aprender a jogar Tronos & Ossos. Além disso, há um glossário com os termos novos que são usados no livro, o que é muito útil já que Lou Andres constrói um mundo novo que precisamos compreender para entrar de vez na trama.

Trono & Ossos – Jornada no Gelo é minha primeira indicação para 2017. Uma leitura divertida que deve ser vista por todas as idades, pois o texto não possui cenas violentas demais ou outros tópicos mais adultos.

Comentários

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores