Pular para o conteúdo principal

Aniversário do Prosa Mágica


Queridos leitores.
Este mês, Prosa Mágica completa 5 anos de existência com este nome, e 7 com o nome antigo que era Legi Signo.
Ele foi mudando ao longo dos anos, foi se focando cada vez mais em literatura, no entanto a informalidade do bate papo continua.
Quando eu comecei a fazer blogs em 2006, meu único desejo era encontrar uma nova ferramenta de ensino-aprendizagem para meus alunos dos Cursos de Redação Publicitária e Teoria da Comunicação. E sabe o que é mais engraçado: - a faculdade em que eu dava aulas fechou exatamente no semestre que eu aplicaria esta nova metodologia. Fiquei sem meus queridos alunos e acabei adotando um blog.
Se você quer trabalhar direito com blogs saiba de antemão que é extremamente trabalhoso mantê-los. Você cria uma audiência, e com ela a responsabilidade de mantê-lo sempre atualizado, com bons textos e modernizá-lo sempre que o provedor apresentar novas plataformas.
Ao longo destes sete anos fiz muitas mudanças, muitos acertos, alguns erros até chegar a este formato. Mas não vou parar por ai.
Vocês perceberão algumas diferenças, principalmente no formato das resenhas. Uma pesquisa em blogs internacionais de qualidade apontam para três pontos importantes a serem acrescentados: uma ficha técnica, uma nota de avaliação, e citações de trechos importantes, quando for possível. Manterei a leveza dos textos, mas eles crescerão um pouquinho de tamanho. Afinal, livro que é livro nos proporciona horas e horas de debates.
Outra “novidade” é as Capas do Mês. Eu já havia feito uma tentativa de manter esta coluna constante, mas a escassez de fontes dificultaram as atualizações. Hoje, nem um ano depois desta tentativa as Editoras cresceram o seu diálogo na internet, aumentaram a quantidade de informações e já é possível saber com certa antecedência os lançamentos.
As entrevistas com autores, profissionais da área e leitores continuarão. Já tem uma a caminho, estou apenas aguardando o escritor me devolver o material. Se você gostaria de ser entrevistado, envie um e-mail para prosa.magica@gmail.com com seu nome, currículo e um pequeno texto explicando o porque sua entrevista seria importante para o Blog.
Há muito mais em planejamento, por enquanto é segredo. Contarei assim que estiver pronto para ser concretizado.
Aproveito o espaço para dar um abraço em todos os meus leitores agradecendo a cada um sua leitura, seus e-mails e comentários e principalmente a parceria que formam neste espaço livre de debates.

Um brinde a vocês

OBS: Eu tento colocar referências nas imagens que publico no Blog, mas nem sempre isto é possível. 
A imagem do Champanhe foi tirada do blog Café com Conversa.
A imagen das taças foi tirada do blog Champs e Champs.
Ambos não colocaram crédito nas imagens.
POR FAVOR, se você sabe quem são os autores destas fotos me avise para que possa creditá-las corretamente.

Comentários

  1. Oi, Soraya, parabéns pelo que já foi feito e pelo que ainda virá!
    Bjs!
    Mavilde

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores