Pular para o conteúdo principal

Solstício de Inverno


Autor:  Rosamunde Pilcher
Tradutor: Cyana Leahy
Editora: Bertrand Brasil
Número de páginas: 644
Ano de Lançamento Brasil: 2009
Avaliação do Prosa Mágica: 10


A primeira coisa a se dizer sobre o livro é que ele é incrível. Sabe aquelas histórias que você quer ler devorando cada palavra, e quando chega ao fim se arrepende de ter lido tão rápido, por que terá que se despedir dos personagens?
Rosamunde Pilcher constrói uma trama assim, cuja intensidade de cada personagem nos envolve e absorve, nos arrebatando para outros lugares, onde a neve cai farta, onde as pessoas são generosas, onde os dramas familiares são comuns, mas superáveis com a ajuda de amigos inesperados.
Em Solstício de Inverno, Elfrida, uma senhora já em seus sessenta anos, se vê obrigada a mudar de sua querida Londres para uma pequena cidade chamada Dibton, em Hampshire. Um lugar agradável, com pessoas gentis que a recebem com carinho.
Acomodada em um pequeno chalé, Elfrida se envolve cada vez mais com os habitantes locais, que preenchem sua vida. Lá ela conhece Oscar que será assolado por uma grande tragédia familiar, e que terá o apoio de Elfrida para a superação. Um apoio que a levará até a Escócia, na pequena e charmosa Creagan. 
CREAGAN - UK (*)
A dor de Oscar parece nunca passar, mas uma visita inesperada no Natal transforma a vida dele e de Elfrida. Uma transformação que durará para sempre. E, como o inesperado parece fazer parte da criação desta autora, um novo personagem entra na trama, Sam, que se unirá a esta improvável família.
Muita coisa acontece. Uma mais emocionante que a outra. É incrível como Rosamunde desenha seus personagens acima dos sessenta anos. Não são caquéticos, nem tão pouco inertes. Todos formam uma força motriz que alavanca a história. São pessoas atemporais, cuja idade cronológica não interferiu na idade mental. Cuja vida se pauta pela própria vida, pelo amor tardio, pela consciência dos anos sem que eles lhes pesem como um fardo.
Mas isso não é só. Rosamunde nos apresenta Lucy, uma garota de 14 anos, com profundidade de sentimentos, sem nunca se esquecer de que ela é apenas uma garota que está começando a viver. A autora nos apresenta uma visão sem preconceito da juventude. Algo que você verá também na construção da personagem Carrie, sobrinha de Elfrida, uma jovem que também está tentando curar feridas profundas em seu ser.
CREAGAN - UK (*)
Confesso que tive vontade de pegar um avião e correr para os lugares descritos no livro, tal a riqueza de detalhes e o encantamento criado pela autora.
Solstício de Inverno é para ler e amar, como se Elfrida e sua estranha família fossem vizinhos queridos, pessoas reais com as quais podemos compartilhar uma xícara de café, uma taça de vinho e jogar conversa fora.
Sem dúvida, um livro para todas as idades. E que poderá ser relido a cada década, com sensações e compreensões completamente diferentes.

(*) Imagens de pesquisa Google. Se você souber o nome do autor da fotos favor comunicar para que os devidos créditos possam ser dados.

Comentários

  1. Nossa, Soraya!
    Amo livros assim!!
    Fiquei super curiosa para conhecer essa história!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, vc ia gostar muito deste livro. Se tiver um tempo, leia e depois me conta o que achou. Bjs

      Excluir
  2. Eu tinha este livro em estoque e acabei vendendo numa feira que participei. De verdade, fiz o que nunca se deve fazer: julgar o livro pela capa. Não achei que era bom e vendi. Quem sabe na proxima feira ele não volta para minha mão novamente, pois lá também se realiza muitas trocas.
    Abraços e parabéns pelo seu texto e pelo resumo.
    Luis Antonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Luís. Este livro é fantástico, assim como tida obra desta autora. Espero que você encontre um bom exemplar para ler.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário é muito importante.
Caso vá comentar no modo anonimo, por favor assine seu comentário.

Obrigada pela participação.

As mais vistas

Inferno

Autor:  Dan Brown Tradutor: Fabiano Morais e Fernanda Abreu Editora:  Arqueiro Número de páginas:  448 Ano de Lançamento:  2013 (EUA) Avaliação do Prosa Mágica:   9                               Gênio ou Louco? Você termina a leitura de Inferno e continua sem uma resposta para esta pergunta. Dan Brown nos engana, muito, de uma maneira descarada, sem dó de seu leitor, sem nenhuma piedade por sua alma. O autor passa praticamente metade do livro te enganando. Você se sente traído quando descobre tudo, se sente usado, irritado, revoltado. Que é esse Dan Brown que escreveu Inferno??? Nas primeiras duzentas páginas não parece ser o mesmo que escreveu brilhantemente Símbolo Perdido e Código D’Vince.  Mapa do Inferno. Botticelli. Então, quando você descobre que está sendo enganado, assim como o brilhante Robert Langdon, a sua opinião vai se transformando lentamente, e passa de pura revolta a admiração. É genial a manipulação que Dan Brown consegue fazer c

Setembro

Autor:   Rosamund Pilcher Tradução: Angela Nascimento Machado Editora:  Bertrand Brasil Número de páginas: 462 Ano de Lançamento: 1990 Avaliação do Prosa Mágica:   10                         É uma história extremamente envolvente e humana que traça a vida de uma dúzia de personagens. A trama se passa na Escócia, e acontece entre os meses de maio a setembro, tendo como pano de fundo uma festa de aniversário que acontecerá em grande estilo. Violet, que me parece ser a própria Rosamund, costura a relação entre as famílias que fazem parte deste romance. Com destreza e delicadeza, a autora   nos conta o cotidiano destas famílias, coisas comuns como comer, fazer compras, tricô, jardinagem. Problemas pessoais como a necessidade de um trabalho para complementar a   renda e outras preocupações do cotidiano que surpreendem pela beleza que são apresentadas. É um livro em camadas, que pode ser avaliado sobre vários aspectos que se complementam. Pandora, por exemplo, é o

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown Tradutor:   Fernanda Abreu Editora: Sextante Ano de Lançamento:  2009 Número de páginas:  490 Avaliação do Prosa Mágica: 10 Uau!! Cheguei ao fim com a impressão de ter ficado sem respirar por todas as páginas. O ano mal começou e já tenho um livro para a lista dos mais queridos de 2014. Não é possível que ele seja superado por outro. Você não precisa ser exatamente um amante de simbologia antiga, ou maçom para gostar da história, mas se for com certeza a trama terá mais sabor. Dan Brown desfila através das palavras todo seu talento em “fazer textos” que envolvem, prendem  e deixam marcas. Alias, a palavra é a tônica da trama. Mais uma vez Robert Langdom se mete em uma enrascada. Quando é supostamente chamado por um amigo para dar uma palestra em Washington, acaba descobrindo que foi usado para decodificar um antigo segredo ligado a maçonaria. A Pirâmide Maçônica, material de incontáveis sites e blogs na internet toma vida e as peças que pare

Seguidores